Número de carros nas ruas do Recife aumenta 25% por causa da volta às aulas na rede particular

Clipping

Os motoristas que circulam pelo Recife devem ficar atentos a partir desta quinta-feira (1º). Com a volta às aulas na rede particular de ensino, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) estima um aumento médio de 25% na frota. Isso representa cerca de 250 mil veículos a mais nas vias diariamente. Uma operação especial será montada para coibir infrações nas áreas das escolas.

O Recife tem, atualmente, cerca de um milhão de veículos, segundo a CTTU. Esse número engloba uma parte da frota de outros municípios da Região Metropolitana, que é absorvida no trânsito da capital. Os dados foram obtidos por meio das contagens feitas pelos equipamentos de fiscalização eletrônica implantados nos principais corredores de tráfego.

Diante do aumento da frota em circulação, a administração pública municipal realizará uma ação para intensificar a fiscalização na área central e nas Zonas Norte e Sul. Serão mobilizados 30 agentes e orientadores de trânsito, por turno.

Os pais devem ficar atentos às regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Estacionar em fila dupla, sobre faixa de pedestre ou em desacordo com a sinalização regulamentada na via são infrações graves, com multa de R$ 195,23 e 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, o condutor corre o risco de ter o veículo levado para o depósito.

Além da fiscalização das vias, haverá um trabalho de conscientização. O coordenador do Programa Municipal de Educação no Trânsito, Francisco Irineu, resalta que a adminitração pública pretende incentivar atitudes para reduzir o volume de veículos nas vias. Uma das práticas sugeridas é a carona solidária.

Recomendações

A CTTU orienta que os pais sigam algumas recomendações. Eles devem planejar antes de sair de casa, evitar os horários de pico, além de respeitar a sinalização de proibição de estacionamento. O embarque e desembarque das crianças precisa ser feito com segurança e, de preferência, na área da instituição de ensino.

Educação

Nesta quinta-feira, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) lança a campanha ‘Na faixa com a Turma do Fom-Fom’. O objetivo é orientar os pedestres a atravessar sempre usando a área indicada. A ação ocorrerá perto das instituições de ensino no Grande Recife.

Fonte: G1

https://g1.globo.com/pe/pernambuco/transito/noticia/numero-de-carros-nas-ruas-do-recife-aumenta-25-por-causa-da-volta-as-aulas-na-rede-particular.ghtml

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.