OAB Pernambuco se reestrutura com sistema de governança corporativa

Clipping

Em um gesto pioneiro, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE) contratou uma multinacional com larga experiência no mercado para implantar um modelo de governança corporativa na instituição.

O sistema, fruto da gestão encabeçada pelo presidente Ronnie Preuss Duarte, é composto por instrumentos que permitem um equilíbrio entre os interesses das partes relacionadas de uma organização. O trabalho na Ordem no estado foi desenvolvido pela Deloitte, que buscou o alinhamento entre os advogados e advogadas e a sociedade por meio de mecanismos voltados para a preservação do patrimônio da instituição. As ferramentas também prezaram pela clareza e efetividade na comunicação e na prestação de contas.

Para isso, a Deloitte tem trabalhado na identificação de oportunidades que possam contribuir para otimizar resultados. “Começamos a implantar mecanismos que garantam a transparência da gestão, a prestação de contas aos advogados e advogadas à sociedade e um modelo que permita equidade de tratamento, sem conflitos de interesse, nepotismo ou relações pessoais”, explica o sócio da consultoria, Edson Cedraz.

Entre as ações estratégicas desenvolvidas pela empresa estão a reformulação do Regimento Interno da OAB Pernambuco e a criação de políticas de governança que dão um caráter impessoal à gestão. “Temos a missão de alinhar interesses da OAB-PE com os dos profissionais da advocacia e da sociedade e não com a Diretoria, que muda a cada três anos. As novas regras garantem que a gestão não seja manipulada por quem está no poder, mas seguidas pela organização”, afirma Cedraz.

Outro ponto crucial da governança corporativa é prezar pelo uso racional dos recursos da instituição, com a implantação de uma moderna plataforma de gerenciamento financeiro e o aprimoramento dos processos e da estrutura de controles internos. “Fizemos uma operação nos setores que fazem a OAB-PE funcionar. Implantamos um sistema de gestão integrado de referência, um dos melhores do mercado, para a administração financeira”, pontua.

Ainda de acordo com o consultor, a revisão de processos e a renegociação de contratos permitiram que a Ordem economizasse desde que o processo foi iniciado. “A reestruturação permitiu uma importante redução de gastos, mas isso é uma consequência de todo o processo. Melhor ainda: os ganhos são perpétuos”, acrescenta.

Transparência
Um dos requisitos de governança corporativa sugeridos pela Deloitte para garantir maior transparência é a realização de auditorias externa e de compliance para analisar a atual gestão, a efetiva incorporação das diretrizes ao Regimento Interno e o cumprimento dos manuais de procedimento estabelecidos. Também de maneira diferenciada, o relatório gerado após a análise será tornado público.

“A OAB Pernambuco está fazendo um processo de cotação de mercado e seleção de empresas para a realização dessas auditorias no segundo semestre de 2018. A verificação independente vai garantir que tudo o que foi desenhado está sendo cumprido”, conta Edson Cedraz. Além disso, a Ordem em Pernambuco pretende implementar um canal de transparência com um maior grau de informação até o fim deste ano.

Para o advogado Nelson Barbosa, presidente da Comissão de Orçamento e Contas da OAB-PE, a experiência com a Deloitte está sendo imprescindível para um bom investimento da receita financeira. “As verbas da OAB vêm exclusivamente da contribuição de advogados e advogadas. Devemos ter sempre muita responsabilidade e zelo na aplicação e gestão desses recursos. As últimas gestões tiveram esse cuidado, mas a atual tem inovado em ferramentas tecnológicas de controle para que todo o processo financeiro da entidade tenha a maior licitude e transparência possível”, ressalta.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.