ONU diz que 100 mil venezuelanos pediram status de refugiado desde 2017

Clipping

Segundo essa agência da ONU, desde 2014 foram registradas 145 mil solicitações de asilo de venezuelanos, um terço até 2016 e os outros dois terços no ano passado.

A Acnur também divulgou, nesta terça-feira, uma série de recomendações para ajudar os países da região a lidarem com a situação, um “plano de resposta regional” que inclui oito países, explicou a porta-voz da agência Aikatarina Kitidi em uma coletiva de imprensa.

“Tendo em conta a situação da Venezuela, é crucial que as pessoas não sejam deportadas ou forçadas a voltar”, disse Kitidi.

A Venezuela sofre as consequências de uma enorme inflação e da escassez de alimentos e remédios.

A Acnur pediu aos países da região que se mostrem “solidários” com os venezuelanos.

A agência alertou que cada vez mais venezuelanos, particularmente os que vivem no exterior sem proteção jurídica, são “vulneráveis” a fenômenos como “a exploração, o tráfico de pessoas, a violência, os abusos sexuais, a discriminação e a xenofobia”.

Segundo o serviço de migrações da Colômbia, cerca de 550 mil venezuelanos vivem em território colombiano legal ou ilegalmente, um número que deveria chegar a um milhão ao final deste semestre.

Em fevereiro, a Colômbia anunciou novos controles migratórios e de segurança em sua fronteira com a Venezuela, com a implementação de 2.120 agentes suplementares.

O Brasil também reforçou sua presença militar em sua fronteira com a Venezuela e declarou o “estado de urgência social” em Roraima para lidar com os 40 mil venezuelanos que chegaram à cidade de Boa Vista.

As autoridades brasileiras anunciaram, ainda, medidas de urgência para melhorar a proteção social, a saúde e a segurança nas localidades aonde chegaram os migrantes venezuelanos.

Clipping
Gonzaga Patriota vai presidir eleição na Câmara

Caberá a ele decidir sobre uma possível questão de ordem pelo voto aberto. Como já mostramos, técnicos da Câmara e do Senado defendem o sigilo. Deputado com maior número de legislaturas, Gonzaga Patriota (PSB) vai presidir a sessão plenária que elegerá o novo presidente da Câmara. Com informações do Antagonista

Clipping
Papa pede a bispos que evitem esconder casos de abusos contra crianças

O papa Francisco vai pedir aos bispos de todos os países, que participarão do encontro “A proteção dos menores na Igreja”, de 21 a 24 de fevereiro, em Roma, que não tolerem abusos contra crianças. Ele adiantou hoje (16) que “nenhum caso” deve ser “encoberto ou sepultado”. A reação ocorre …

Clipping
Impostos sobre ar condicionado e ventilador chegam a quase 50%; veja outros itens

Bebidas alcoólicas estão entre os produtos com maior carga de tributos neste verão. Já aparelhos como o ar condicionado têm quase metade de seu preço composto por impostos, mostrou um levantamento da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) encomendado ao Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), nesta quarta-feira (16). …