Papa aprova lema e nomeia conselho preparatório de Sínodo sobre Amazônia

Clipping

O papa Francisco aprovou o título do Sínodo Extraordinário de Bispos sobre a Amazônia, que será realizado em outubro de 2019 e que abordará o tema ecologia. Ele também nomeou os bispos do conselho pré-sinodal. A informação é da Agência EFE.

A reunião de bispos para tratar dos problemas dessa região, especialmente da sua população indígena, terá como título “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e por uma ecologia integral”.

Além disso, Francisco nomeou os 18 membros do conselho pré-sinodal, que vai colaborar na preparação do encontro sobre o tema, sobre o qual o papa sempre se mostrou preocupado, como refletiu na sua segunda encíclica, Laudato Sì (2015).

O conselho preparatório estará integrado pelo arcebispo emérito de São Paulo, Cláudio Hummer, pelo prefeito do Dicastério para o Desenvolvimento Humano, Peter Turkson, pelo arcebispo do México, Carlos Aquiar Retes, e o secretário de Relações com os Estados, Paul Richard Gallagher.

Também comporão o conselho o arcebispo de Assunção, Armundo Ponciano Valenzuela Mellud, o arcebispo de Porto Velho, Roque Paloschi, o bispo de San Isidro (Argentina), Oscar Vicente Ojea, o bispo de Juína, Neri José Tondello, e o bispo do Suriname, Karel Martinus Choennie.

Completam o grupo o prelado do Xingu, Erwin Krautler, o vigário apostólico de Porto Ayacucho (Venezuela), Jose Ángel Divassón, o de Puyo (Equador), Rafael Cob, o de Pando (Bolívia), Eugenio Coter, o de Puerto Leguízamo (Colômbia), Joaquín Pinzón, e o de Puerto Maldonado (Peru), David Martínez de Aguirre.

A única mulher do conselho será a freira Maria Irene Lopes dos Santos, delegada da Confederação Latino-Americana e Caribenha de Religiosas e Religiosas (Clar). Também estará presente o secretário da Rede Eclesial Pan-Amazônica, Maurizio López.

http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2018-03/papa-aprova-lema-e-nomeia-conselho-preparatorio-de-sinodo-sobre

Atividades
Ex-prefeito de Cabrobó, Auricélio Torres oficializa apoio ao deputado Gonzaga Patriota

O ex-prefeito de Cabrobó, o médico Auricélio Torres (PSB), declarou apoio à reeleição do deputado federal Gonzaga Patriota. O anuncio foi feito durante entrevista a um blog da cidade. Torres apoiou em 2014, quando era prefeito, os candidatos Lucas Ramos estadual e João Fernando Coutinho federal. O ex-prefeito costuma votar só …

Clipping
Gonzaga Patriota cumpre agenda em Caruaru, Arcoverde, Custódia e Olinda

Quem passou nesta quinta e sexta-feira por Caruaru, Arcoverde, Custódia e Olinda foi o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB). Candidato à reeleição, o socialista tem percorrido vários municípios fortalecendo e conquistando apoios políticos. Em Caruaru, Patriota foi recebido por Vital Germano, que o apoia desde 1982, pelo vereador de Vertentes, …

Clipping
Universidades terão incentivo para controlar obesidade

Chamada pública do Ministério da Saúde incentiva universidades públicas e privadas a desenvolver projetos com ações de prevenção, diagnóstico e tratamento da obesidade no Sistema Único de Saúde (SUS). Serão disponibilizados R$ 10 milhões para o desenvolvimento de pesquisa, extensão e formação de trabalhadores na atenção básica, nível de atenção, …