Papa pede preservação da natureza e da cultura indígena na Amazônia

Clipping

Em sua primeira missa no Peru, o papa Francisco pediu nesta sexta-feira (19) para preservar a Amazônia dos interesses dos “grandes negócios e da ganância consumista” e chamou o tráfico de pessoas de “escravidão”. Francisco começou a visita por Puerto Maldonado, a 232 km da fronteira com o Acre. Diferentemente dos protestos e do esvaziamento dos eventos no Chile, ele foi recebido de forma calorosa na região amazônica peruana.

Representantes de povos nativos de todo o Peru entraram no estádio da cidade junto com o pontífice, a maior parte deles usando vestimentas tradicionais, cocares, instrumentos e falando suas línguas nativas. O pontífice chega à região no momento em que ela é afetada pelo crescimento da mineração e da extração ilegal de madeira, que levou ao aumento do desmatamento, da poluição dos rios e do assédio às comunidades indígenas.

“Os povos nativos da Amazônia provavelmente nunca foram tão ameaçados em suas terras como agora”, afirmou. “Vemos as profundas feridas que a Amazônia e seus povos carregam. E quis visitá-los para ouvi-los.” Francisco criticou a “pressão exercida pelos interesses dos grandes negócios” buscando petróleo, gás, madeira e ouro e afanando “insumos a outros países sem se preocupar com seus habitantes”.

“Não podemos usar as mercadorias da forma como dita a ganância consumista. Devem-se estabelecer limites para que possamos nos preservar de todos os planos de destruição em massa do habitat que nos faz ser quem somos.” A homilia do papa foi interrompida em diversas vezes por aplausos e o tocar dos tambores. Depois da cerimônia, ele se reuniu com os líderes indígenas, que mencionaram o que chamam de estupro de suas terras originárias.

“Eles entram em nossos territórios sem nosso consentimento e sofremos muito quando os forasteiros cavam a terra e destroem nossos rios, tornando-os águas negras da morte”, disse Hector Sueyo, índio da tribo Harakbut. Na sequência, prometeu ouvir o choro dos nativos e prometeu que a Igreja apoiará à defesa da vida, da Terra e das culturas -desde o início do pontificado, Francisco defende a preservação da natureza e a mudança climática.

Tráfico de pessoas
Francisco também abordou uma consequência da chegada de pessoas à região para a exploração ilegal de ouro e da madeira. Em Puerto Maldonado também cresceu a prostituição e o tráfico humano, principalmente mulheres. “Acostumamos a usar o termo tráfico de pessoas, mas na verdade deveríamos falar de escravidão: escravidão para o trabalho, sexual e para o lucro”, disse. “As florestas, os rios e as montanhas são usados até o último recurso e depois são abandonados e se tornam inservíveis. As pessoas também são tratadas nessa lógica.”

Ele pediu às autoridades e aos bispos que trabalhem para prevenir as condições de semiescravidão e defendam as mulheres e os jovens da violência, além de melhorar a educação e preservar as culturas regionais. O papa volta ainda nesta sexta a Lima, onde se reunirá com o presidente Pedro Pablo Kuczynski. Ele ainda celebrará sábado (20) uma missa em Trujillo, no litoral norte peruano, e outra em Lima no domingo (21), para a qual são esperadas 1 milhão de pessoas.

Fonte: Folha-PE

http://www.folhape.com.br/noticias/noticias/mundo/2018/01/19/NWS,56176,70,451,NOTICIAS,2190-PAPA-PEDE-PRESERVACAO-NATUREZA-CULTURA-INDIGENA-AMAZONIA.aspx

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.