Perfil médio do candidato nesta eleição é homem, branco, casado, com ensino superior

Clipping

Homem, branco, casado, com 48 anos e ensino superior completo. Esse é o perfil médio dos candidatos que disputam as eleições neste ano. E essas características mudam pouco de acordo com o cargo eletivo. Para a análise, o G1 usou os dados das candidaturas divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). São, no total, mais de 28 mil candidatos nas eleições de 2018.

Os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estão disponíveis no DivulgaCand e no repositório do órgão. Os números do TSE ainda podem ter alterações, com a atualização dos dados pelo órgão ou até com indeferimento e renúncia de candidatos.

De todas as candidaturas registradas, 69,1% são de homens. As mulheres representam apenas 30,9%. A população brasileira, porém, é formada majoritariamente por mulheres. Segundo o IBGE, 51,8% são mulheres; e 48,2%, homens.

Para o cientista político Humberto Dantas, coordenador da pós-graduação em ciência política na FESPSP, o perfil médio dos candidatos não reflete a população porque os partidos têm uma estrutura pouco democrática e perpetuam famílias e padrões já dominantes na sociedade. Ele afirma ainda que a disputa pelo cargo de vereador – que não ocorrerá este ano –, por exemplo, é a mais democrática das eleições e funciona como uma oportunidade de eleger pessoas que tenham um perfil mais próximo ao da população.

“Os partidos políticos precisam ser mais transparentes. Isso ajudaria muito a ponto de as pessoas voltarem a acreditar, a se aproximarem, a se filiarem [a partidos] etc. O cidadão precisa ser politizado, ter noção de política, aula de política, ideia de política e respeito pela política. A política precisa ser algo em que as pessoas acreditam para, de fato, funcionar”, afirma.

Perfil médio do candidato das eleições de 2018: homem, branco, casado, com 48 anos e ensino superior completo (Foto: Alexandre Mauro / Arte G1)Perfil médio do candidato das eleições de 2018: homem, branco, casado, com 48 anos e ensino superior completo (Foto: Alexandre Mauro / Arte G1)

Perfil médio do candidato das eleições de 2018: homem, branco, casado, com 48 anos e ensino superior completo .

O ensino superior também é o grau de instrução predominante entre os candidatos. Cerca de metade (52,9%) informa ao TSE ter esse grau de instrução. Esse percentual é o maior desde as eleições de 2002. Segundo o IBGE, porém, 15,3% da população brasileira têm ensino superior completo.

Dos candidatos deste ano, 31,3% dizem ainda ter o ensino médio completo. Em seguida, 9,7% informam ter ensino superior incompleto.

O TSE só passou a informar a raça dos candidatos a partir das eleições de 2014. Por isso, só é possível comparar os dados de 2018 com a eleição presidencial anterior. Em 2014, 55% dos candidatos informaram ser de raça branca, seguidos por parda (35%), preta (9,2%), amarela (0,5%) e indígena (0,3%).

De 2014 para 2018, cresceu o percentual de candidatos negros (ou seja, que se declaram de raça preta e parda). Neste ano, percentualmente, menos candidatos se declararam de raça branca (52,6%). Já os percentuais de candidaturas de pessoas com raça parda e preta aumentaram.

A proporção continua, porém, abaixo da encontrada na população – 55,9% dos brasileiros são negros, sendo que 47,1% se identificam como pardos e 8,8%, pretos. Os dados são do segundo trimestre deste ano da Pnad Contínua, do IBGE.

Dantas diz que a representatividade nas candidaturas pode melhorar com a conscientização do eleitorado. Segundo o cientista político, o distanciamento da população em relação aos partidos dá maior liberdade para a máquina partidária ser aproveitada pelas “mesmas figuras de sempre” e evita o surgimento de novas lideranças. Para ele, a reserva de candidaturas para as mulheres ainda não cumpriu a função de melhorar a representação no Legislativo e deve ser discutida.

“As mulheres negras recebem menos ou ganham menos dinheiro, infelizmente. São a parte mais fragilizada no universo da remuneração no Brasil dentro do mercado de trabalho. Quantas mulheres negras são candidatas? Quantas mulheres negras são eleitas? Quantas mulheres negras conseguem efetivamente se dedicar ao universo político partidário a ponto de se darem bem dentro de uma campanha?”, questiona.

G1 já tinha registrado a queda no percentual de candidatos casados nas últimas eleições. Essa proporção caiu novamente quando considerados os dados deste ano: 54,7% dos candidatos informam ser casados. Já os números de solteiros e divorciados continuam subindo. Nestas eleições, ficaram em 31,3% e 11,1%, respectivamente.

Nas candidaturas para governador, 129 são de pessoas de raça branca (64,8%). O restante se declara parda (22,1%), preta (11,1%), indígena (1%) e amarela (1%). Quase 3/4 dos candidatos estão casados – ou 145 dos 199 candidatos (72,9%). O ensino superior é predominante no grau de instrução (87,4%). Apenas 29 das 199 candidaturas são de mulheres (14,6%).

Para o Senado, os números também não são muito diferentes. 65,8% dos candidatos titulares na chapa ao Senado informam ser brancos, enquanto 23,4% se declararam pardos e 10%, negros. O percentual de casados é menor: 67,5%. E 80,1% registraram que têm ensino superior completo. No total, 61 das 351 candidaturas são de mulheres (ou 17,4% do total).

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.