Pernambucanos estão com cautela na hora de consumir

Clipping

Mês de férias geralmente está associado ao alto consumo. No entanto, com a demora na retomada do emprego, as famílias estão tendo cada vez mais cautela na hora de gastar o orçamentojá reduzido. Corroborando a informação, o índice que mede a intenção de consumo das famílias (ICF), que avalia a pretensão de adquirir novos produtos ou serviços, mensurado pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), se mantém na zona negativa, abaixo dos 100 pontos, saindo de 77,6 para 76,5 pontos neste mês de julho em Pernambuco.

Ao analisar o índice, o economista da Fecomércio em Pernambuco, Rafael Ramos, acredita que a menor propensão a consumir está ligada a um cenário bem mais adverso que no início do ano. “A demora na resposta de geração de vagas, principalmente as formais, uma maior velocidade na recuperação da produção, além de uma inflação bem mais alta em junho corroendo o poder de compras e reduzindo a renda disponível para consumo são os motivos. Além disso, há uma desaceleração das vendas do comércio e uma manutenção do período de fraco desempenho dos serviços, estão criando uma atmosfera que consegue reduzir a confiança da população, se refletindo em um maior comportamento conservador, adiando consumo e investimentos”, avalia o economista.

Depois que a renda familiar reduziu com o desemprego do filho, a pedagoga Josilene Nascimento declara que é uma das consumidoras que não pretende fazer compras em julho. “Sou adepta a comprar roupa, sapatos e agora eu parei. Percebi que o mês de julho está mais apertado financeiramente, então também estou comprando na feira do mês os alimentos necessários e fazendo a compra em atacado que é mais barato”, contou Josilene. Assim como a pedagoga, a consumidora Michelle Prioli está dando prioridade para o necessário. “Eu já não sou consumista, isso já ajuda, e neste mês estou consumindo lanches mais baratos e segurando na compra de roupas”, disse Michelle.

Para o economista da CNC, Fábio Bentes, o desemprego é, sem dúvidas, o vilão do orçamento familiar. “As famílias estão adiando o consumo, mesmo em um mês em que ele deveria ser maior por causa das férias, para conseguir pagar os custos essenciais em um cenário em que a renda está cada vez mais achatada”, analisa. Foi o que avaliou o proprietário da loja Globo Malhas, localizada no centro do Recife. “Os consumidores estão se segurando e o desemprego é o que está refletindo na queda das vendas. Notei que no mês de julho não mudou muito no desempenho das vendas”, disse Claudjair Felix.

Empresários
Hoje a CNC divulga o índice de confiança do empresário do comércio (Icec), que vai, assim como o consumo das famílias, se manter em níveis abaixo do esperado no início do ano. “A confiança do empresário vem se mantendo em queda. Neste mês de julho ela chega a 4,3% depois do mês de junho com uma queda de 3,5%. Isso é uma prova que a confiança do empresário está corroída e deve continuar desta forma até passar as incertezas do campo eleitoral”, acredita Bentes.

https://www.folhape.com.br/economia/economia/economia/2018/07/19/NWS,75372,10,550,ECONOMIA,2373-PERNAMBUCANOS-ESTAO-COM-CAUTELA-HORA-CONSUMIR.aspx

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.