Pernambuco elege mais seis patrimônios vivos e passa a ter 57 titulados

Clipping

Pernambuco ganhou mais seis patrimônios vivos após eleição nesta quarta (18) na sede do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC), no Recife. Com isso, o estado passa a contar com 57 titulados.

Os seis escolhidos foram o Cavalo-Marinho Estrela de Ouro, de Condado, na Zona da Mata; o mestre de reisado Gonzaga de Garanhuns; a mestra cirandeira e carnavalesca Cristina Andrade; o grupo Sociedade 12 de Outubro (Banda Saboeira); a Organização Religiosa Africana Santa Bárbara Nação Xambá (Casa Xambá); e o Mestre Zé de Bibi.

Ao todo, 59 candidatos concorreram à titulação neste ano. Eles apresentaram documentos para atestar critérios como participação em atividades culturais há, pelo menos, 20 anos e aptidão para repassar seus conhecimentos e técnicas para aprendizes, conforme está determinado pela Lei 12.196/2002, que regula o Registro do Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco.

Após realizarem uma defesa das suas candidaturas em audiências públicas promovidas pelo CEPPC no antigo plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), os contemplados recebem os títulos em 17 de agosto, quando é celebrado o Dia Nacional do Patrimônio Histórico.

Cristina Andrade

Com 71 anos, a mestra cirandeira e carnavalesca cantou em corais de blocos como Após Fun, Bloco do Amor, Diversional da Torre e Urso Cangaçá. Desde criança, coleciona atuações em folguedos como o Pastoril Estrela Brilhante e a Ciranda Dengosa.

Gonzaga de Garanhuns

Um dos nomes de destaque do reisado em Pernambuco, ele tem 74 anos e já soma mais de seis décadas de atividade na área. Além disso, publica cordéis desde a década de 1970 e é autor de obras de referência sobre Garanhuns, cidade onde vive, e é integrante da Academia de Letras do município.

Cavalo-Marinho Estrela de Ouro de Condado

O grupo foi fundado em julho de 1979 nesse município da Zona da Mata e tem como sede o Centro Àgora de Tradição e Criação, espaço utilizado também como escola de tradição popular. O mestre Biu Alexandre participa do grupo desde a infância e herdou a brincadeira de seu pai, o mestre Pedro de Quina, que também atuou no Cavalo-Marinho Estrela de Ouro de Condado.

Organização Religiosa Africana Santa Bárbara Nação Xambá (Casa Xambá)

A Nação Xambá conta com 88 anos de história de atuação na comunidade onde está situado o Quilombo do Portão do Gelo, em Olinda. Além disso, a Casa de Xambá foi considerada o primeiro quilombo urbano da América Latina. O Coco da Xambá, Afoxé Ylê Xambá e Grupo Bongar estão entre as ações de destaque do grupo.

Mestre Zé de Bibi

Com mais de 50 anos de atividade artística, o mestre é um dos representantes do cavalo-marinho e do mamulengo. José Evangelista de Carvalho mantém o Sítio Histórico e Museu do Cavalo-Marinho em Glória do Goitá, na Zona da Mata de Pernambuco, e foi vencedor do Prêmio Culturas Populares, do Ministério da Cultura em 2007.

https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2018/07/18/pernambuco-elege-mais-seis-patrimonios-vivos-e-passa-a-ter-57-titulados.ghtml

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.