Pernambuco terá cinco mil pontos de vacinação contra a gripe

Clipping

Dia D da Campanha de Vacinação contra a Influenza será no próximo sábado (12) e só em Pernambuco haverá cinco mil pontos de vacinação para receber os grupos prioritários. No Recife, as 170 unidades de saúde, incluindo policlínicas e UPAs, estarão funcionando das 8h às 17h, além dos 28 pontos volantes (postos instalados em áreas públicas de maior circulação como igrejas, mercados, integrações, etc.).

Apesar da baixa procura em todo o Estado, menos de 20% do público-alvo se vacinou, sob o ponto de vista macro e levando em consideração os casos graves de H1N1 que dobraram nas duas últimas semanas no Estado – os internamentos por H3N2 subiram 25% – a expectativa de adesão na campanha para o sábado é considerada positiva.

“Ano passado, nas semanas que precediam a campanha, havia um esforço maior para convocar a população. Para este ano consideramos que o movimento tem sido bom, por toda campanha de esclarecimento sobre a importância de se vacinar, sobre as contraindicações que são raras, que tem sido desenvolvido junto às equipes de saúde”, declarou o secretário Jailson Correia. “A expectativa é atingir a meta de 90% de cada um dos grupos de risco, ou seja, queremos atingir os 400 mil recifenses”, ressaltou.

O gestor municipal também fez um alerta sobre a circulação de boatos sobre a influenza. “É muito importante que a população procure fontes oficiais para tirar dúvidas sobre o que é Influenza e a importância de se vacinarem.”

Leia também:
Contra a gripe, Arquidiocese de Olinda e Recife pede menos contato nas missas
Campanha nacional de vacinação contra a gripe começa nesta segunda

No município de Jaboatão dos Guararapes, a ação de abertura do Dia D será na policlínica Manoel Calheiros, localizado no Curado, a partir das 8h. “Esperamos conseguir vacinar até 70% do grupo de risco. Já recebemos em torno de 60 mil doses e para este dia serão disponibilizadas 150 mil doses”, afirmou o secretário de Saúde Alberto Lima. Jaboatão terá 99 unidades de saúde funcionando durante o sábado e 19 pontos volantes distribuídos entre eles o Mercado da Mangueira, a praça no Córrego da Batalha, Metrô e a ONG Projeto Vidas.

Em Olinda, terá abertura dos trabalhos na orla de Bairro Novo, a partir das 8h. A população também poderá se vacinar as 47 unidades de saúde e policlínicas das redes. A secretaria de Saúde também disponibilizou seis pontos em terreiros de matriz africana. Além disso, quem fizer parte do grupo de risco e estiver nos terminais integrados da PE-15 e Rio Doce também vão poder se vacinar.

Em Camaragibe, também na Região Metropolitana do Recife, os 26 postos de saúde de São Lourenço estarão abertos das 8h às 17h para o Dia D – com exceção dos postos Lages e Munguba que ficarão abertos até as 15h. A Secretaria Municipal tem expectativa de aplicar 2,8 mil doses neste ano.

Do dia 23 de abril, quando começou a campanha, até o momento, apenas 414.875 pernambucanos procuraram as doses. Isso representa 17,2% das 2.399.361 pessoas aptas para a proteção no SUS.

Grupo prioritário
Considera-se o grupo de risco aquelas pessoas cuja imunidade é mais baixa e são mais suscetíveis ao contágio, como idosos, crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes puérperas (mulheres que tiveram filhos até 45 dias), trabalhador de saúde, professores, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Atividades
Gonzaga Patriota recebe maior honraria da Marinha do Brasil

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB/PE) recebeu, nesta quinta-feira (13), a Medalha Mérito Tamandaré, uma das mais expressivas condecorações de paz da Marinha do Brasil e extensiva a civis. Nesta data, comemora-se o nascimento de Joaquim Marques Lisboa, o almirante Tamandaré, patrono da Marinha Brasileira. Por isso, é celebrado também …

Atividades
Gonzaga Patriota será o entrevistado do Programa Palavra Aberta

Na próxima segunda-feira (17), o deputado federal Gonzaga Patriota estará participando do programa Palavra Aberta, na TV Câmara, às 07h30. Na ocasião, o parlamentar irá relembrar os 30 anos da Constituição Brasileira. Palavra Aberta O Palavra Aberta é o espaço em que o parlamentar expõe suas ideias, fala de propostas …

Clipping
Lula vira réu em caso de Guiné Equatorial

A Justiça Federal recebeu hoje (14) denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na qual se tornou réu por lavagem de dinheiro porque teria recebido R$ 1 milhão do grupo brasileiro ARG. Os valores teriam sido dissimulados na forma de doação ao Instituto …

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.