Superintendência do Cade sugere condenar empresas por cartel no setor elétrico

Clipping

Nesta segunda-feira (9) a Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) recomendou a condenação de sete empresas e 21 pessoas físicas por formação de cartel no mercado de produtos destinados à transmissão e distribuição de energia elétrica. De acordo com o despacho, o cartel causou prejuízos a indústrias e impactou o preço final da eletricidade pago pelos consumidores brasileiros.

O parecer da superintendência conclui que, a partir de meados de 1990 e por mais de uma década, grandes empresas do setor se coordenaram para dividir o mercado e fixar preços de venda de produtos. O cartel afetou insumos que são partes integrantes de subestações isoladas a ar, instalações responsáveis pelo fluxo eficiente de eletricidade dentro das redes de transmissão e distribuição, que incluem produtos como transformadores, disjuntores, capacitores e equipamentos de proteção e controle de energia.

Além disso, os envolvidos no cartel criaram regras sofisticadas para alocar projetos relacionados a concorrências públicas e privadas para aquisição de produtos elétricos comercializados por eles.

O processo administrativo segue agora para julgamento pelo Tribunal do Cade, que vai dar a decisão final. Se forem condenadas, as empresas terão que pagar multas que podem alcançar até 20% de seu faturamento no ano anterior ao de instauração do processo.

De acordo com o parecer, as principais fabricantes de produtos do sistema elétrico de potência participaram do cartel. Parte das empresas e indivíduos investigados já firmaram Termo de Compromisso de Cessação (TCC) com o Cade e tiveram o processo administrativo suspenso. Em 2016, as empresas Alstom Brasil Energia e Transporte e Grid Solutions Transmissão de Energia assinaram acordo com o órgão. Em 2017, Siemens e VA Tech Transmissão e Distribuição também assinaram um TCC com a Cade. No total, mais de R$ 175 milhões foram recuperados a título de contribuição pecuniária.

http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2018-04/superintendencia-do-cade-sugere-condenar-empresas-por-cartel-no-setor

Clipping
Parabéns Petrolina! 123 Anos.

São 123 anos de muita história e conquistas. Petrolina é terra de trabalho, oportunidades, lutas e muitas vitórias. Lugar de gente batalhadora e de homens e mulheres que lutam em busca de seus sonhos e objetivos. Parabéns, Princesa do Sertão!

Clipping
Gonzaga Patriota 4000 Pernambuco Mais Forte!

WhatsApp Audio 2018-09-21 at 09.36.14 Você sabia que Gonzaga Patriota é forte defensor de várias categorias? Como por exemplo, agentes comunitários de saúde, pessoas com deficiência, agentes de trânsito, *toyoteiros de Pernambuco e mototaxistas. Gonzaga Patriota *4000 Pernambuco Mais Forte!

Clipping
Gonzaga e Alvinho Patriota realizam passeio ciclístico em salgueiro neste sábado

Como agenda de campanha, os candidatos a deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) e a estadual Alvinho Patriota (PSC), realizam neste sábado, dia 22, um passeio ciclístico pelas principais ruas de Salgueiro, com concentração a partir das 8 da manhã, na Academia das Cidades, antiga Praça do Carlos Pena Filho. Para …

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.