Uma turnê de realizações e alegrias numa luta em defesa do povo

Numa visita que levanta os ânimos de qualquer um, ontem, por volta do meio dia chegávamos a Barragem de Ingazeira acompanhado do Deputado Federal Gonzaga Patriota, após entrevista na Rádio Bom Jesus FM, na programação extra da Tribuna do Povo, onde respondeu ele os questionamentos que lhes foram dirigidos, relatando, inclusive, o problema dos tratores para as Comunidades da Barriguda, Bom Sucesso e Carnaúba, onde desde 28/12/2.016, os recursos estão disponíveis na Conta da Prefeitura na Caixa Econômica Federal de São José do Egito
e que o Prefeito atual de Tuparetama não demonstra nenhum apreço na aquisição, já que inicialmente queria adquirir apenas uma máquina sob sua avaliação e falácia de que o dinheiro “não dava”.
Na companhia do Advogado e Empresário Cleonildo Painha, do Pe. Brás Costa e de outras pessoas, o Deputado Federal Gonzaga Patriota, num gesto singelo e com boas conversas, preferiu ir no micro ônibus, juntamente com os demais(outros foram de carros) para a visita a maior obra hídrica, já em fase de conclusão, do Alto Sertão do Pajeú e uma das mais importantes para a região.
Várias pessoas acompanharam e viram de perto a estrutura física do Barramento das águas do Pajeú, alguns que não conheciam surpreenderam-se com o volume da obra e a todo minuto diziam: “que coisa linda! Isso é uma riqueza para a região”.
O funcionário do DNOCS e um dos mais entusiastas para vê-la pronta, Dionísio Pereira e outros recepcionaram-nos e distribuíram as devidas informações da obra, além de que se preocuparem no prazo de conclusão final da obra, segundo informações, para o mês de maio/2.018. Causou espantos em alguns visitantes a informação de que, no patamar que se encontra hoje a Parede da Barragem ainda subirá mais 10 (dez) metros de altura para que o lago das águas da Barragem de Ingazeira esteja completo.

O Deputado Federal Gonzaga Patriota, juntamente com Dr. Cleonildo Painha fizeram uma avaliação sobre tudo que possa trazer de desenvolvimento para a região, inclusive, São José do Egito que não tem uma consistência futura por parte da gestão do Executivo, de como poderá agir para proporcionar a diversificação produtiva e muito menos apoio aos agricultores do município que mais recebeu indenizações e que terá a maior parte de terras a serem cobertas pelo espelho d’água da Barragem de Ingazeira. Complementa Painha: “Porquê será que ninguém em São José do Egito (com algumas exceções), incluindo a atual gestão, não se mobiliza para apresentar projetos para produção de grãos, peixes, hortifrutigranjeiros e até mesmo ir em busca de indústrias para aqui se instalarem? Sinceramente, não sei como se governa sem estar junto do povo”, terminou Painha.
O Deputado Federal Gonzaga Patriota que tanto tem atuado junto aos órgãos responsáveis para liberação de recursos e pela não paralisação das obras, fato de que se liberou 12,5 milhões, já em conta do DNCOS, também enalteceu a este blogueiro e ex Vereador pela luta que travamos durante dezoito anos (e que perdura até a conclusão) para que a Barragem de Ingazeira deixasse de ser um sonho e virasse realidade, inclusive, em tom de brincadeira afirmou: “Joel, não morra antes da inauguração da Barragem porque se morrer, eu boto seu nome nela” (que Deus me defenda. Do jeito que tem gente que quer ver isso!).
Outros curiosos me pediram para conhecer Painha, já que este rapaz está na “boca do povo” em São José do Egito, como o fizeram Zito e Anabé (assim mesmo) que residem no município e que ainda não o conheciam.
Gratificados, todos os presentes na visita saíram fortificados de que ações em defesa da Barragem praticadas pelo Deputado Federal Gonzaga Patriota só engrandece a todos os sertanejos que como ele, conhece as agruras dos sofrimentos pela falta de água e o sofrimento de quem carrega no lombo do Jegue (como “Carrité”, nome do jumento de Gonzaga Patriota quando criança possuiu) o peso do precioso líquido que a tudo dá vida.

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>