Vestibular da Fuvest terá apenas dois dias de prova na segunda fase

Clipping

Conselho de Graduação (CoG) da USP aprovou, na última quinta-feira (17), mudanças no processo seletivo da Fuvest. A principal alteração é a diminuição de três dias de prova para dois na segunda fase. Além disso, vão ser modificadas as inscrições, que passam a ser por modalidade. O número de candidatos convocados para segunda fase vai aumentar e o processo de reescolha será extinto.

Até 2018, a segunda fase era composta de três provas discursivas realizadas em três dias seguidos. O primeiro dia com questões de português e redação, o segundo com as disciplinas obrigatórias do ensino médio e o terceiro questões de disciplinas relacionadas à carreira escolhida pelo candidato.

A partir do vestibular 2019, a segunda fase vai contar apenas com dois dias, um para a prova de português e redação e um com a de questões exclusivas de cada carreira. Na prova específica, a quantidade de disciplinas passou de duas a três para duas a quatro, a critério de cada unidade da USP.

A primeira fase continua sendo composta por 90 testes de conhecimento gerais que incluem discplinas obrigatórias do ensino médio (biologia, física, geografia, história, inglês, matemática, português e química).

Inscrição por modalidade

Outra mudança no vestibular Fuvest vai ser na inscrição dos candidatos. A partir deste ano, a Fuvest adotará inscrições por modalidades de vagas já a partir da primeira fase do vestibular.

Agora, ao escolher sua carreira e seu curso, o vestibulando terá três opções: Ampla Concorrência (AC), Ação Afirmativa Escola Pública (EP) e Ação Afirmativa Preto, Pardo e Indígena (PPI).

  • Ampla concorrência: vagas para todos os candidatos sem exigência de nenhum pré-requisito.
  • Escola pública: vagas destinadas aos candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
  • Preto, Pardo e Indígena: vagas destinadas aos candidatos e autodeclarados pretos, pardos e indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Além do vestibular Fuvest, a USP possui outra forma de ingresso: o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), gerenciado pelo Ministério da Educação. As modalidades de vagas oferecidas pela Universidade via vestibular Fuvest e via Sisu passam a ser compatíveis.

Para o ingresso em 2019, de acordo com o estabelecido pelo governo do Estado de São Paulo, a USP reservará 40% de suas vagas, por curso, para estudantes de escola pública, considerando Fuvest e Sisu. Dentro dessa porcentagem, 37,5% de reserva de vagas para pretos, pardos e indígenas.

Com a institucionalização da reserva de vagas no vestibular Fuvest, o programa de bonificação na nota do concurso vestibular Fuvest, criado em 2006, deixa de existir. O bônus era usado para estimular o ingresso de estudantes egressos da escola pública.

Reescolha

A Fuvest não adotará mais o processo de reescolha, que era oferecido aos candidatos não matriculados que não tivessem sido eliminados após a sexta chamada, mas que tivessem interesse em cursos com vagas ainda não preenchidas.

Em 2019, o número de chamadas de aprovados passará de seis para cinco. Em cada carreira, serão chamados quatro vezes mais candidatos que o número de vagas da carreira. Antes, o máximo era até três vezes. O impacto disso será a convocação de mais 11 mil estudantes para a segunda fase.

Caso haja vagas não preenchidas, elas estarão disponíveis nos processos de transferência interna, para os próprios alunos da USP, e externa, para estudantes de outras universidades.

O que não muda para o vestibular de 2019 é o valor da taxa de inscrição. Ela permanece em R$ 170.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.