Endometriose atinge cerca de 7 milhões de brasileiras

Clipping

Crônicaprogressivaincurável. É assim que a maioria dos médicos descreve a endometriose, doença feminina que está ligada à menstruação, mas que acomete de forma sistêmica milhões de mulheres no mundo. Estimativas nacionais apontam que cerca de sete milhões de brasileiras em idade fértil têm a enfermidade, mas a grande maioria sequer sabe disso. 

diagnóstico quase nunca é precoce: de seis a oito anos é o tempo médio em que se descobre a doença. A repercussão é o prolongamento da dor e o tratamento tardio que pode gerar mais complicações. O motivo? Desconhecimento seja por parte dos profissionais da saúde e também das pacientes. Em março, Mês da Conscientização da Endometriose, especialistas e portadoras buscam dar visibilidade para este sofrimento íntimo, tantas vezes incompreendido. 

Leia também:
Após anunciar gravidez, Tatá Werneck se declara para Rafael Vitti
RHP investe em robô de última geração para cirurgias

“Quanto mais os estudiosos pesquisam menos a gente sabe ainda. Para se ter uma ideia, a teoria mais aceita para explicar a origem da endometriose vai fazer 100 anos. É a teoria de Sampson, de 1924”, comentou o médico do Real Hospital Português (RHP), Gilvan Santos, um mais conhecidos especialistas da área no Estado. 

A teoria a que ele se refere apontou que a causa da enfermidade está na menstruação retrógrada, onde o sangue da menstruação ao invés de descer pela vagina pode seguir o caminho contrário e subir pelas trompas, se alojando nelas, nos ovários, na cavidade pélvica ou ao cair na corrente sanguínea, se alojando em outras partes do corpo como pulmãobexigadiafragma e até coração. “É suficiente algumas gotas desse sangue para provocar implantes de células endometriais. E dai vem a endometriose”, prosseguiu. 

O médico Gilvan Santos, do RHP.

O médico Gilvan Santos, do RHP. – Crédito: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

O que há é um mecanismo de implantação que funciona da seguinte forma: as células do endométrio (que é a camada mais interna no útero e descama todos os meses na menstruação) podem escapar do fluxo normal da menstruação, seguir o caminho inverso se proliferando em outros tecidos e órgãos e levando a processos inflamatórios, que são em si a doença. Porque isso acontece? Porque algumas mulheres têm e outras não têm? Ainda não há resposta definitiva. “Está sempre foi uma doença enigmática. Há várias tentativas de explicação como fatores hereditários e fatores imunológicos. O certo é que a frequência epidemiológica da doença é muito grande hoje”, comentou o médico Neidson Menezes, do Centro de Endometriose e Histeroscopia de Pernambuco (CEHP). 

Cólicas incapacitantes dentro e/ou fora do período menstrual, dor nas relações sexuaisdor e sangramento intestinais e urinários, além de dificuldade para engravidar são os principais sintomas, que não devem ser subvalorizados nem pelas pacientes e muito menos pelos ginecologistas. “O que vemos muitas vezes são pacientes rodando por profissionais, ou porque eles não querem este perfil de paciente ou porque desconhecem a doença”, comentou Menezes. Apesar de grave, não se morre dela, mas com ela. 

“Não é frescura”

A relações públicas Glayciane Gonçalves, 37 anos, é uma das muitas portadoras que peregrinaram em busca de diagnóstico e tratamento correto. E que acabaram numa saga de erros, acertos e anos de sofrimento acumulados. “Endometriose não é brincadeira. Não é frescura. Não ficamos assim por que queremos. Simplesmente não conseguimos desempenhar nossas atividades nem fazer o que gostamos”, desabafou. 

Glayciane Gonçalves passou por diversos médicos sem diagnóstico
Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.