Furnas abre Semana do Meio Ambiente com atrações gratuitas

Clipping

A mostra Expo Sustentável abriu hoje (6) a Semana do Meio Ambiente de Furnas edição 2019. Franqueada ao público, a feira está sendo realizada na sede de empresa, subsidiária da Eletrobras, localizada na Rua Real Grandeza, 219, em Botafogo, zona sul da cidade. A feira vai disponibilizar produtos variados e reciclados para venda por entidades parceiras como a Rede ASTA, Papa Cartão, Zum Tecido de Cera, Atelier Bela Bbell e Ecco Mama.

Os participantes da exposição trabalham com a reciclagem de materiais que englobam desde cápsulas de café a retalhos, utilizados para a fabricação de peças usadas no dia a dia das pessoas, como bijuterias e porta-copos, estes feitos a partir de crachás. A Semana do Meio Ambiente de Furnas se estenderá até o dia 11 deste mês.

No sábado (8), um novo evento, também gratuito e aberto à população, terá oficinas que mostram formas de atuar de maneira sustentável em casa e no ambiente empresarial, além de oficinas de criação de brinquedos a partir de material reciclável e contação de histórias, voltadas para o público infantil.

A superintendente de Gestão Ambiental e Fundiária de Furnas, Letícia Costa Manna Leite, informou à Agência Brasil que haverá também sessões de cinema com a exibição de curtas metragens com temática ambiental, que foram cedidos pela organização não governamental (ONG) internacional Greenpeace e pela Secretaria de Cultura do estado de Goiás.

“No sábado, a temática é toda infantil”, disse Letícia. A programação será iniciada às 10h e vai até as 14h. A exposição ficará aberta desde hoje à tarde para o púbico interno, formado pelos funcionários de Furnas e prestadores de serviços da empresa e, no sábado, ela será franqueada novamente para o público externo.

ODS 12

Letícia destacou que a temática deste ano da Semana do Meio Ambiente Furnas é voltada para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12 da Organização das Nações Unidas (ONU), que visa o consumo e produção responsáveis. “Por uma feliz coincidência, a própria ONU colocou como agenda prioritária do mês de junho essa ODS pela relevância desse tema no mundo atual”.

A superintendente afirmou que Furnas é protagonista em relação ao tema do consumo e produção responsáveis. Na usina termelétrica de Santa Cruz, por exemplo, Furnas adotou o re-uso da água. Em alguns empreendimentos, como a Subestação de Jacarepaguá e Tijuco Preto, a empresa realiza o aproveitamento da água de chuvas. Em outras unidades, prevalece o uso racional de energia. Na sede, todas as lâmpadas estão sendo trocadas por lâmpadas de Led.

“Essas ações foram premiadas pelo Grupo de Boas Práticas, que é formado por funcionários da área de Superintendência Ambiental e Fundiária, que fomentam essas ações e premiam as melhores”. Letícia citou ainda o programa de carona solidária, que disponibiliza um aplicativo que já proporcionou até o momento mais de 350 caronas. “Isso equivale à minimização de lançamento de uma tonelada de gás carbônico na atmosfera. É bem expressivo e tem a adesão dos funcionários”. Letícia lembrou que Furnas é signatária do Pacto Global desde 2003 e como tal mantém o foco contínuo em iniciativas para promoção do desenvolvimento sustentável e da cidadania.

Simulação

Na entrada de Furnas, foi colocado farto material representando lixo acumulado. O objetivo é chocar as pessoas mostrando a quantidade de lixo que elas produzem diariamente, para conscientizá-las sobre o destino correto que deve ser dado aos resíduos, de modo que possam refletir sobre esse assunto. A superintendente acrescentou que no sábado, quando pais e crianças poderão visitar a exposição, isso será uma forma de educação ambiental.

“O que a gente quer é mostrar para as crianças e os pais a importância do meio ambiente e a necessidade de se produzir tudo de forma bastante responsável, porque todas as nossas matérias primas são finitas. Então, vamos usar de forma responsável. É uma grande forma de ter educação ambiental”, disse.

Atrações

Entre as diversas atrações que a Semana do Meio Ambiente Furnas apresenta este ano está a Oficina Fazenda Urbana e Carpe, que mostra como fazer mudanças sustentáveis em casa e no ambiente do trabalho. A Fazenda Urbana é uma empresa especializada em agricultura urbana vertical, ou seja, ela cria espaços para o cultivo de produtos orgânicos, sem uso de pesticidas, em locais como coberturas de edifícios e casas, galpões e mesmo conteineres vazios. 

A Carpe, por sua vez, é uma consultoria especializada em projetos de agricultura, gestão de resíduos e educação ambiental, capaz de apoiar empresas, escolas, condomínios, em projetos ambientais. A informação é da assessoria de imprensa de Furnas.

Uma ótima sugestão para as crianças é a Oficina Brinquedos Recicláveis, que estimula os pequenos e seus pais a criar brinquedos a partir de resíduos e material diverso. A oficina será comandada pela Rede ASTA, que reúne grupos de artesãs de todo o Brasil que, em conjunto com designers profissionais, criam itens de qualidade e bom gosto sustentáveis, com geração de renda e trabalho.

O coletivo Os Tapetes Contadores de Histórias, com mais de 20 anos de atuação, apresenta um repertório de narrativas costuradas com tapetes, painéis, malas, aventais, roupas, caixas e livros de pano. A abordagem é sempre alinhada à reciclagem e re-uso de materiais. O coletivo usa peças de seu acervo de 70 objetos-cenários, composto por tapetes artesanais do projeto Raconte-Tapis, da França; painéis e livros de pano do projeto Manos que Cuentan, do Peru; além de obras costuradas pelo próprio grupo no Brasil.

As sessões de cinema acontecerão em dois horários (12h e 13h). Os curta-metragens têm classificação livre, isto é, sem indicativo de restrição de idade. Cada sessão terá duração de 15 minutos. Um dos filmes é Iluminando Sonhos, do Greenpeace, que mostra a menina Wemelly Barroso Souza, 13 anos, moradora de uma comunidade na Floresta Amazônica, que vive afastada de centros urbanos. No filme, ela conta como o projeto-piloto de mini usinas solares do Programa Luz para Todos, que envolve a instalação de painéis solares para a geração de energia elétrica, impactou na sua vida e de seus vizinhos.

O outro curta é Galus Galus, de Clarissa Duque, da Venezuela. A animação conta a história de um morador de rua de Caracas, Venezuela, que desperta na calçada e perambula em meio ao lixo à procura de garrafas plásticas para ganhar alguns centavos e, assim, poder sobreviver mais um dia e alimentar seu companheiro fiel, que é um galo de estimação, informou a assessoria de Furnas.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.