Infrações registradas na Operação Lei Seca caem pela metade em Pernambuco

Clipping

A Operação Lei Seca (OLS) encerrou o ano de 2018 com o maior número de abordagens a motoristas e motociclistas desde que iniciou as fiscalizações, em dezembro de 2011. Durante todo o ano passado, mais de 440 mil pessoas foram paradas nas blitze instaladas no estado – um aumento de 75,6% na comparação com 2012, quando foram 251 mil abordagens.

Por outro lado, ano a ano, e de maneira inversamente proporcional, as notificações por alcoolemia (quando há a constatação do consumo de bebida alcoólica, crimes de trânsito ou a recusa ao teste do bafômetro), caíram pela metade em Pernambuco. Foram contabilizadas 4,3 mil no ano passado – 944 constatações do uso de álcool, 105 crimes e 3,2 mil recusas ao teste do bafômetro – contra mais de 8,6 mil em 2012.

As notificações por alcoolemia já chegaram a representar 3,43% do total das abordagens das blitze da Operação Lei Seca no ano de 2012. Entre 2013 e 2017, a média foi de 1,6%. Já em 2018, o percentual destas infrações ficou em 0,97% – o menor índice desde o início das fiscalizações comandadas pela Secretaria Estadual de Saúde.

A notificação de crimes de trânsito, quando o motorista é flagrado dirigindo sob a influência de álcool com concentração superior ao estabelecido pela legislação (0,33 miligramas de álcool por litro de ar) alcançou 473 casos em 2012. Ao final de 2018, também foi registrado o menor número destes crimes desde a implantação da Operação, com 105 ocorrências – uma redução de 78%.

A quantidade de recusas ao teste do bafômetro também mostra uma diminuição ao longo de todo o período e é reflexo da mudança de hábitos que as ações de educação e fiscalização da OLS vêm promovendo na população. Em 2012, mais de 7 mil condutores recusaram fazer o teste. Já em todo o ano passado foram apenas 3,2 mil – uma redução de 53,8%.

“A OLS foi criada como estratégia para o enfrentamento aos acidentes de trânsito e para salvar vidas. Uma análise histórica dos números nos permite avaliar a mudança de comportamento dos condutores sobre o hábito de beber e dirigir, seja pela quantidade geral das autuações por alcoolemia, seja especificamente por cada uma delas. Ano a ano, seguidamente estamos batemos a meta de superar o número de condutores abordados e podemos verificar que há uma diminuição das notificações pelo uso da bebida alcoólica e o percentual de multas por alcoolemia está sempre em queda, mostrando que os condutores estão cada vez mais conscientes do papel que desempenham enquanto cidadãos e da responsabilidade de garantir um trânsito seguro”, pontua o coordenador da Operação Lei Seca em Pernambuco, Fábio Bagetti.

Férias

Motoristas e condutores devem ficar atentos às blitze durante o período de verão, férias escolares e prévias carnavalescas, quando a movimentação para o litoral e Interior do Estado é mais intensa. Pontos estão sendo reforçados e montados, diariamente, nas principais vias pelas nove equipes de fiscalização.

As quatro equipes educativas, compostas por pessoas com deficiência, cadeirantes ou muletantes, e dois auxiliares, que ajudam na condução das pessoas com deficiência e na entrega de panfletos e folders educativos, também estão realizando ações neste período em bares e pontos de aglomeração, como forma de evitar que os condutores dirijam após o consumo de álcool.

“Os meses de janeiro e fevereiro, que antecedem o carnaval, apresentam uma movimentação atípica, já que muitas famílias entram em recesso e também há férias escolares. Isso faz com que ocorra um deslocamento maior de veículos para o litoral e Interior. Além disso, o período coincide com as prévias de Carnaval e muitas cidades possuem programação de festas”, comenta Bagetti.

Bloqueios diurnos

A Operação Lei Seca de Pernambuco, sob coordenação da Secretaria Estadual de Saúde desde dezembro de 2011, foi a primeira no país a realizar blitz em horários diurnos, com pontos de bloqueio pela manhã e à tarde, durante todos os dias da semana. É considerada, atualmente, a maior Operação Lei Seca do Brasil, com a atuação diária de nove equipes.

O estado também é pioneiro na implantação de uma vigilância sentinela de Acidentes de Transporte Terrestre (ATT), com a notificação obrigatória em 17 unidades de saúde, que registram a ocorrência de acidentes e geram informações estratégicas para atuação das equipes, além de permitir conhecer o perfil das vítimas e os locais georreferenciados dos acidentes, dando subsídios ao planejamento de ações e qualificação da rede de atenção integral a estas vítimas. Desde o início das fiscalizações mais de 2,5 milhões de pernambucanos que conduziam táxis, motos, cinquentinhas, ônibus, automóveis de passeio ou utilitários foram parados nos bloqueios. (DP).

DADOS DA OPERAÇÃO LEI SECA

2011 (apenas dezembro, quando a Lei Seca teve início)
– Veículos abordados: 20.580
– Multas por alcoolemia: 929 (170 constatações, 58 crimes e 701 recusas)
* Percentual de multas por alcoolemia do total de condutores abordados: 4,5%

2012
– Veículos abordados: 251.139
– Multas por alcoolemia: 8.613 (1.083 constatações, 473 crimes, 7.057 recusas)
* Percentual de multas por alcoolemia do total de condutores abordados: 3,4%

2013
– Veículos abordados: 349.792
– Multas por alcoolemia: 6.990 (1.498 constatações, 396 crimes, 5.096 recusas)
* Percentual de multas por alcoolemia do total de condutores abordados: 1,9%

2014
– Veículos abordados: 363.474
– Multas por alcoolemia: 6.677 (1.594 constatações, 308 crimes, 4.775 recusas)
* Percentual de multas por alcoolemia do total de condutores abordados: 1,8%

2015
– Veículos abordados: 371.099
– Multas por alcoolemia: 5.823 (1.302 constatações, 162 crimes, 4.359 recusas)
* percentual de multas por alcoolemia do total de condutores abordados: 1,5%

2016
– Veículos abordados: 415.350
– Multas por alcoolemia: 5.847 (1.333 constatações, 194 crimes, 4.320 recusas)
* Percentual de multas por alcoolemia do total de condutores abordados: 1,4%

2017
– Veículos abordados: 378.006
– Multas por alcoolemia: 5.291 (1.209 constatações do uso de álcool, 106 crimes, 3.976 recusas)
* Percentual de multas por alcoolemia do total de condutores abordados: 1,3%

2018
– Veículos abordados: 441.115
– Multas por alcoolemia: 4.308 (944 constatações do uso de álcool, 105 crimes, 3.259 recusas)
* Percentual de multas por alcoolemia do total de condutores abordados: 0,97%

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.