Liquidação em shoppings exige atenção dos consumidores

Clipping

Liquidação nos shoppingsSempre que um ano começa, os principais shoppings da cidade realizam as suas tradicionais liquidações logo na primeira semana. Para este período, que é visto com mais otimismo de acordo com a Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce), os descontos para os consumidores podem chegar à casa dos 80%. Mas o período exige do consumidor atenção aos preços e as formas atrativas para que quem não fez compras no final do ano passado e deixou para agora não se prejudicar.

Segundo o educador financeiro Arthur Lemos, o consumidor deve ficar atento aos preços dos produtos e comprar somente produtos necessários. “Em época de promoção, é importante fazer uma pesquisa para ter uma compra boa. As lojas consideradas caras estão com preços competitivos, enquanto as baratas não. As lojas aproveitam para girar o estoque, e o desconto é ainda maior. Qualquer desconto sobre um produto que você não precisa não é um bom negócio, só comprar caso seja necessário”, disse.

Arthur destacou ainda que prestar atenção na movimentação declientes nas lojas e não demonstrar interesse total no produto são ações importantes. “A loja com um movimento menor é mais fácil conseguir um desconto. Ali se tem produtos mais caros e um fluxo menor de pessoas, existindo espaço para negociação. Negociar é um jogo, por mais que precise do produto aponte um defeito nele”, contou.

educador financeiro ressaltou ainda que o momento econômico brasileiro pode beneficiar o consumidor, pelo fato de que os empresários precisam arrumar a casa. “Existe otimismo, mas estamos vindo de um período difícil, com desemprego, e muitos lojistas estão precisando garantir as vendas. Com a capacidade produtiva das industrias lá em cima, não se dá muito desconto, mas como vem de um momento difícil o consumidor pode aproveitar isso”, afirmou Lemos.

No Plaza Shopping, em Casa Forte, a administração espera um acréscimo de 5% nas vendas em relação ao período anterior, e vai promover os descontos até o domingo (6). Para o assessor jurídico Gabriel Marroquim, de 22 anos, o momento é bom para pessoas como ele que deixaram para comprar agora quando não fizeram no final do ano. “É bom sempre dar uma olhada antes e depois, acaba sendo uma boa época para comprar. Eu deixei para comprar um produto agora que estava precisando e fiz uma economia, pode-se aproveitar dinheiro agora”, disse.

comprar somente produtos necessários. “Eu só compro mais o que vai ser usado, algo para meus filhos, e por não ter muita pressa para adquirir, é importante ter uma noção dos preços, eu não me precipitei para comprar”, contou.

Para o planejador financeiro Paulo Marostica, é importante que, para o consumidor não cair em uma promoção falsa, ele tenha um bom hábito financeiro, além de comparar o preço dos produtos. “É preciso não comprar o que está barato, e uma inteligência emocional aliada a um comportamento financeiro na hora da compra, para que não se compre nada sem antes olhar o preço e o valor do desconto”, destacou. Paulo disse ainda que o cliente pode tomar algumas atitudes como não levar os cartões para as lojas no momento em que olha os produtos. “O consumidor que vai ao shopping pode deixar o cartão no carro e ir às lojas olhar os produtos e, depois, somente comprar os produtos que são necessários e não comprar por impulso”, disse.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.