Procon-PE e Ipem dão dicas para compra segura do presente da mãe

Clipping

A aproximação do Dia das Mães, próximo domingo (12), marca uma movimentação intensa no comércio. Por isso, nesta segunda-feira (6), o Procon-PE, em parceria com o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), iniciou fiscalização em shoppings centers e comércio da Região Metropolitana do Recife. O objetivo é garantir que os direitos dos consumidores sejam respeitados, e a ação deve se estender até a sexta-feira (11). 

O Shopping Tacaruna, em Santo Amaro, e o Shopping Patteo, em Casa Caiada, em Olinda, foram os primeiros a serem fiscalizados na manhã desta segunda-feira (6). De acordo com a gerente de Fiscalização do Procon do Estado, Danielle Sena, a checagem de vendas vai abranger diversos setores, desde a área têxtil até cosméticos e eletrodomésticos.  “Verificaremos a precificação, anúncios, garantia estendida, presença de código e direito de troca do consumidor”, explica. 

Para os consumidores, a gerente indica pesquisar os preços. “A depender do produto, a gente encontra uma variação muito grande dependendo do estabelecimento”. A segunda dica é para compras pela internet: “É preciso bastante cuidado, verificar se é um site seguro”. Danielle explica que, em muitos casos, links colocados em redes sociais direcionam o consumidor para uma página arriscada. “É aconselhado digitar o endereço da página direto no navegador, pois muitos links são falsos, de golpes”, orienta.

Na operação, o papel do Instituto de Peso e Medidas é verificar a presença de selos e etiquetas que forneçam as informações do produto ao consumidor, como o selo nacional de conservação de energia, com a marca do Inmetro. Um produto sem dados, sejam eles têxteis ou energéticos, é considerado irregular. “Todo produto têxtil tem que ter a etiqueta; lá vai constar a composição para evitar que algumas pessoas tenham reações alérgicas” informa Ana Karla Andrade, diretora técnica do Ipem. 

Os estabelecimentos que apresentem irregularidades serão notificados e deverão retirar o produto em questão de exposição. Na ocorrência de uma nova fiscalização, caso a loja apresente o mesmo erro, poderá ser aplicada uma multa que varia de R$ 100 até R$ 1,5 milhão. 

Quanto ao cliente, ao se deparar com alguma irregularidade, o Procon sugere que ele procure a loja munido de todas as informações do produto. Se o problema não for resolvido diretamente com o estabelecimento, uma denúncia deve ser oficializada. 

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.