Produtores de MS devem colher na temporada 2018/2019 maior produção das últimas sete safras: 71 mil toneladas

Clipping

Mato Grosso do Sul deve colher no ciclo 2018/2019 a maior produção de algodão das últimas sete safras. A expectativa da Associação Sul-Mato-Grossense dos Produtores da cultura (Ampasul) é que o volume de algodão em pluma chegue a 71 mil toneladas.

Desde a temporada 2011/2012, quando colheu 84,6 mil toneladas, conforme a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o estado não registrava uma colheita tão expressiva do algodão quanto deve obter no ciclo atual.

Na safra 2012/2013 foram, de acordo com empresa pública federal, 68,1 mil toneladas; no 2013/2014, 63,3 mil toneladas; no 2014/2015, 55,3 mil toneladas; no 2015/2016, 48,3 mil toneladas, no 2016/2017, 49,1 mil toneladas e no 2017/2018, 56,1 mil toneladas.

Segundo o diretor executivo da Ampasul, Adão Hoffmann, a expectativa de uma produção histórica ocorre em razão de três fatores. O primeiro é o incremento de 24,6% na área cultivada, que passou de 30,4 mil hectares para 37,9 mil hectares.

Hoffmann explicou que o aumento de área cultivada se deve principalmente ao plantio consorciado, com o algodão avançando em áreas que antes eram dedicadas a outras culturas, como a soja e o milho, ou até a outras atividades, como a pecuária.

Além disso, deve contribuir também para esse salto de produção, o emprego de novas tecnologias e o empenho e a dedicação dos produtores a cultura.

O diretor da Ampasul lembra que no estado, o cultivo do algodão se concentra em duas regiões o centro-sul, onde a colheita da atual safra já foi finalizada, e o centro-norte onde os trabalhos devem se estender até o fim de agosto.

Com esse volume de produção, a entidade aponta que o estado deve ocupar a posição de quinto maior produtor brasileiro, atrás somente de: Mato Grosso, Bahia, Goiás e Minas Gerais.

Para atender a crescente demanda por serviços e ações voltadas para a cultura, Hoffamann diz que a Ampasul, que em agosto completa 20 anos de fundação, está investindo cerca de R$ 20 milhões em sua nova sede, no município de Chapadão do Sul.

O complexo terá 4.200 metros quadrados, incluindo espaço administrativo, centro de eventos para 1.350 pessoas, que será utilizado em palestras, cursos, treinamentos e eventos, além de amplo e moderno laboratório de classificação de algodão, que atenderá produtores de todo o Mato Grosso do Sul e também de estados vizinhos.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.