Seringa, canudos e muito plástico: lixo oceânico ameaça piscina natural em Fernando de Noronha

Clipping

Fernando de Noronha é um dos lugares de maior preservação da vida marinha no Brasil. Ao mesmo tempo um parque nacional marinho e uma área de proteção ambiental, o arquipélago pode se vangloriar de ter vida intensa em suas águas .

Mas, além de enfrentar o problema do tratamento do próprio lixo, a ilha já sofre as consequências da crescente poluição dos oceanos, especialmente por plásticos.

G1 viajou até lá para a estreia da série “Desafio Natureza”, que vai mostrar as questões ambientais que desafiam esses destinos e como cada um de nós pode fazer a sua parte para enfrentar o problema.

Veja os temas desta 1ª etapa do “Desafio”:

A ameaça é visível no Pontal do Atalaia, uma das piscinas naturais de Noronha. O acesso limitado de 96 pessoas por dia não impede que o plástico se acumule na faixa de areia da praia.

A trilha que leva ao local dura cerca de 30 minutos de caminhada – se o trajeto não estiver com lama – e cada grupo de visitantes pode ficar apenas meia hora na piscina. O uso de protetor solar é proibido e é preciso usar colete salva-vidas para boiar e não encostar no fundo.

Lixo que vem do oceano

G1 fez a trilha acompanhado de um biólogo do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que mostrou onde se acumula o lixo que chega com a corrente marinha.

Quando a maré sobe, as pedras do Atalaia acabam funcionando como um filtro e retêm os inúmeros pedaços de plásticos.

Abaixo das pedras o que se vê é assustador: inúmeras tampinhas plásticas, seringa, escova de dentes, plástico de várias formas. O plástico pode demorar até 100 anos para se decompor, mas com o sol e a água salgada ele vai mudando de tamanho.

Estes “restos” de plástico são chamados de microplástico, mesmo que nem sempre eles sejam micro.

“O plástico que chega no Atalaia vem através das correntes marítimas da região. Normalmente, vêm de embarcações que cruzam aqui próximo a ilha, são de carga ou cruzeiros. E também lixo solto pelo mar, tá la boiando e chega até Fernando de Noronha. , diz Vitor Quesada, biólogo do ICMBio.

Vida marinha em risco

Ainda que a correnteza leve a maior parte do lixo para o outro lado da praia, algumas coisas chegam até a piscina.

“O risco de chegar na piscina natural é iminente. Ele chega, só não chega em grandes quantidades como ali nas pedras, mas tem lixo na piscina natural, principalmente na praia”, explica Quesada.

E quando esse lixo chega ali, ele impacta a vida animal: “Os animais começam a se alimentar desses plásticos. O plástico começa a se infiltrar também nos corais, nas pedras que tem dentro da piscina e soltar produtos químicos que são usados na fabricação deles”.

As piscinas naturais têm um papel importante para o desenvolvimento da vida marinha na ilha. “A piscina do Atalaia, como inúmeras outras piscinas aqui de Fernando de Noronha, funciona como um berçário, um lugar para os animais se desenvolverem porque é um ambiente mais calmo, sem muito predador, em que eles podem se desenvolver, acasalar, se refugiar…”, diz Quesada.

Noronha se prepara para a proibição da comercialização de descartáveis, que entra em vigor em abril, mas não consegue conter o lixo que chega com o mar.

Os voluntários do ICMBio costumam organizar mutirões de limpeza na área para tentar diminuir o impacto.

Toneladas de plástico no mar

Um relatório de 2018 da associação das empresas de limpeza pública (Abrelpe) mostra que por ano, em média, 5,5 milhões de toneladas de plástico “vazam” para o meio ambiente. Isso significa que resíduos não recolhidos ou descartados em locais impróprios não têm o destino correto e muitos acabam nos oceanos.
O plástico representa uma grande parte disso. De acordo com o documento, os resíduos de plástico são claramente difundidos no meio marinho: “Representam 50 a 80% dos resíduos da costa e são comumente registrados como alguns dos itens mais comuns coletados durante levantamentos de praia e esforços de limpeza”.

A ONG Ocean Conservancy, que organiza mutirões de limpeza das praias e do mar em diversos países, inclusive no Brasil, recolheu 9 mil toneladas de lixo em 2018. Dentre os itens mais encontrados estão:

  1. Bitucas de cigarro
  2. Embalagens de comida
  3. Garrafas plásticas
  4. Tampinhas de garrafa
  5. Sacolas plásticas

Quesada cita ainda uma alternativa já testada em outros países: “São embarcações de coleta de lixo oceânico que coletam todo aquele lixo que está no mar, que já se transforma até em ilhas (de lixo)”.

Noronha está fazendo sua parte em relação ao plástico, mas o Atalaia é um retrato de que o problema do lixo e do plástico nos oceanos é global.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.