Conheça os maiores pecados cometidos pelos empreendedores

Dados do Sebrae comprovam que o desejo de empreender do pernambucano é latente. Tanto que só em 2012 mais de 98 mil pessoas se inscreveram no programa Empreendedor Individual, voltado para quem atua sozinho ou com colaboração de um funcionário. Independentemente do tamanho da empresa, alguns cuidados são necessários ao gerir um negócio, principalmente no primeiro ano, período considerado mais crítico, no qual há um maior número de fechamentos. Por isso, para ser um empresário de sucesso vale ficar atento aos maiores pecados dos empreendedores para não cometer os mesmos erros.

O primeiro é justamente abrir uma empresa em uma área só por achar que “dá dinheiro”. “Escuto muito ‘o que está dando dinheiro?’ Esta não deveria ser a pergunta principal. A questão adequada é ‘por qual razão tal negócio está gerando bastante lucro?’”, diz a gerente da unidade de Educação Empresarial do Sebrae PE Isabel Noblat. Segundo ela, quem já começa com a ideia de atuar em qualquer vertente, desde que seja lucrativa, está dando um passo em falso. Visto que os bons resultados provêm da postura e visão do dono diante do mercado, principalmente para micro e pequenas empresas. Então, independentemente do setor de atuação, não há “fonte de ouro”, o sucesso só virá se o proprietário for persistente, comprometido, planejar, enfrentar riscos calculados, ter persuasão e rede de contatos, entre outras qualificações.

Desta forma, o que faz muitas empresas fecharem é o fato do gestor desconhecer o mercado. O empreendedor precisa saber quem são seus clientes, quem têm potencial para ser, quem são os fornecedores e os concorrentes. Diante de mercados dinâmicos e em constante mudança, a pessoa à frente de um negócio precisa ter uma gama de informações e estar sempre atualizado com as tendências do mundo.

Outro fator apontado, que leva ao insucesso, é a montagem de equipes de forma aleatória. Esse pecado acontece quando o gestor contrata os colaboradores por análise subjetiva em vez de analisar o perfil profissional. Alguns empreendedores focam na infraestrutura, mas na hora de investir nos funcionários são desatentos. O potencial de um candidato é importante, por isso contratar as pessoas certas é relevante e requer tempo e habilidade. É necessário conhecer o passado do colaborador, pedindo referências de empregos anteriores, conversando com antigos chefes e colegas de trabalho.

Vale também fazer perguntas que possam revelar qualidades e defeitos – não se deve permitir entrar na empresa quem não se deixaria entrar em sua própria casa. Ainda é preciso vencer o medo (ou angústia) de demitir; isso será necessário algumas vezes para que a empresa cresça. É essencial ter os melhores empregados. No caso dos empreendedores individuais sem funcionários, não se pode eliminar as noções em gestão de pessoas, e lembrar da necessidade de lidar com a clientela.

Sabrina Fagundes dos Santos, 33, é mineira e veio para o Recife há pouco tempo com o intuito de abrir um bar em Boa Viagem. Ela já alugou o ponto e agora se prepara para o desafio.

Recentemente, trabalhou com um conhecido em um restaurante- bar para entender a freguesia da área. A empresária revela também contar com uma parceira para divulgar o local e fazer os contatos com os possíveis clientes e diz já saber qual a carência do público alvo. “Medo de abrir um negócio sempre dá, mas estou estudando o mercado há alguns meses, participo de palestras do Sebrae e estou preparando diferenciais que vão atrair a clientela. Vai dar certo”, exclama.

Fonte: FolhaPE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.