Em comício com Haddad, Lula diz que foi vítima de ‘tentativa de golpe’

Lula e Marta participaram de comícios com Haddad neste sábado (Foto: Germano Assad/G1)O ex-presidente Lula e a ministra da Cultura, Marta Suplicy, participaram, na noite deste sábado (29), de dois comícios na Zona Leste de São Paulo em apoio ao candidato do PT à Prefeitura, Fernando Haddad. Também estiveram presentes os ministro da educação, Aloisio Mercadante, e da Secretaria de Políticas para Mulheres, Eleonora Menicucci, além do senador Eduardo Suplicy (PT-SP).

Na Praça do Forró, em São Miguel Paulista, Lula fez um discurso de 20 minutos. Ao falar sobre suas motivações para entrar na política, ele disse ter sofrido uma tentativa de golpe em 2005, numa referência ao escândalo do mensalão.

“Em 2005, eles tentaram dar um golpe no meu governo, tentaram como tentaram dar e como deram no João Goulart, como tentaram dar no Juscelino [Kubitschek], como levaram o Getúlio Vargas à morte. Eles [a elite política brasileira] não brincam em serviço, só que eles estavam lidando com uma pessoa diferente. Não que eu fosse mais inteligente do que os outros. É que eles não sabiam que não existia apenas um Lula no Brasil, que tinha um Lula em Brasília e mais milhares de Lulas em São Miguel Paulista, tinha milhares de Lulas nas fábricas, dentro das escolas, vestido de mulher, de homem, de índio”, completou o ex-presidente.

Sem citar o nome de Serra, Lula disse que o tucano não tem mais idade para ser presidente. “Queremos um prefeito que olhe pra São Paulo não como aquele vendedor de ideias, fulano de tal tem ideia. Ideia de quem ganhou São Paulo e no quarto mês se mandou, depois ganhou o governo do estado com três anos, se mandou e foi tentar ser presidente, tomou uma ‘chumbada’. Certamente ele deve estar desesperado porque não tem mais idade pra ser presidente, não vai chegar lá, e agora voltou pra São Paulo ,como se São Paulo fosse cabide de emprego. Ora, meu Deus do céu, pega a aposentadoria que é melhor, ou auxílio pensão, qualquer coisa”, disse Lula.

Em seu discurso, Haddad repetiu a intenção de construir 31 centros de saúde, chamada por ele de Rede Hora Certa. “Nós vamos colocar um médico especialista com a consulta, um exame de imagem e o centro cirúrgico no mesmo lugar, e vão ser 31 centros de saúde na cidade de São Paulo nesse formato”.

Ele também criticou a gestão de Gilberto Kassab, e prometeu acabar com a taxa de inspeção veicular ambiental, que chamou de “papa-níquel”. “Não tem cabimento uma pessoa que tirou o carro da concessionária ter que pagar uma taxa pra regular o motor que vem de fábrica dentro do prazo de garantia”, falou.

Cidade Tiradentes
O segundo comício de Haddad nesta noite foi em Cidade Tiradentes. Ao apresentar ao público a esposa de Haddad, Ana Estela, Lula lembrou da novela “Avenida Brasil”. “Olha, tem que ficar esperto porque a tal da Carminha, a tal da Nina, estão em cima da gente. Na verdade, eu morro de pena do Tufão. Eu nunca vi um cara tão sacaneado como ele”, brincou o ex-presidente.

Ele interrompeu o discurso várias vezes para tomar água. “Eu tenho que tomar água porque a garganta ainda ta muito inflamada, se eu não explicar daqui a pouco algum malandro vai dizer que esse lula bebeu tanto na hora do almoço que ta tomando água”.

“Se fosse rico tinha comido bacalhau, pobre tomou cachaça, então não é nenhuma das duas coisas, é que o câncer afetou muito a garganta, ela tá inchada e eu tenho que tomar água pra aguentar falar. Nem comi bacalhau nem tomei cachaça”, explicou, brincando com a plateia.

O ex-presidente ainda criticou Kassab por não ter desapropriado um terreno para a construção de uma universidade na zona leste. “Nós queríamos fazer universidade aqui na zona leste, o prefeito ficou de desapropriar o terreno e não desapropriou, esse rapaz [Haddad] vai ganhar, vai desapropriar e nós vamos fazer a universidade aqui”. Ele citou universidades em Osasco, Diadema, Santo André e falou da necessidade de cada região abrigar uma universidade pública.

Por fim, Lula ressaltou a realização da copa do mundo e das olimpíadas no Brasil e brincou com seu candidato. “Eles agora, por exemplo, vão poder assistir a copa do mundo na zona leste sem sair daqui. Eles não tem mais que ir pra Alemanha ou pro México, eu só lamento que não seja na vila Belmiro, porque meu candidato é santista”.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.