Esforço prolongado da visão durante os estudos pode diminuir o rendimento

A preparação para as provas de vestibular também passa pelos cuidados com os olhos. É nesse período em que a visão é mais forçada. A rotina intensa de estudos, com jornada dupla, cursando o terceiro ano do ensino médio e cursinho preparatório, além da leitura antes de dormir, deve ser permeada por disciplina também para não cansar os olhos. A saúde da visão vai proporcionar ao estudante um melhor desempenho no aprendizado.

Entre os sintomas que indicam a fadiga ocular estão a vermelhidão nos olhos, coceira, dores ao redor dos olhos, dor de cabeça, pescoço e ombros. O que podem ser sinais ainda de que, caso você não use óculos, esteja precisando ir a um oftalmologista. E, se já usa, que seus óculos precisem ser atualizados. De maneira geral, é importante parar a leitura a cada uma hora e meia, duas horas.

“Durante as atividades que nos exigem concentração, passamos a piscar menos e o vestibulando está mais exposto a isso. Nesse caso, é importante parar para que os olhos voltem a ser lubrificados normalmente. Passe cinco minutos olhando para outro lugar, fazendo outra coisa. E, então, volte aos estudos”, frisou a oftalmologista da Fundação Altino Ventura, Bruna Ventura. Se houver secura nos olhos, é recomendado o uso de colírio lubrificante sem conservante para aliviar o sintoma.

Antes de estudar é importante preparar todo o ambiente para essa situação. Tanto no que se refere à luz quando a posição da leitura. “A iluminação tem que estar adequada, cada um vai sentir o que lhe é mais agradável. E, ao ler, sentar corretamente, apoiar as costas na cadeira e deixar os pés no chão. Nada de sentar encima das pernas e nem de cruzá-las”, indicou Ventura.

A distância do livro em relação aos olhos também tem que ser respeitada. Segundo a especialista, estudos mostram que os que leem textos de forma mais inclinada, têm um melhor rendimento. “A distância também é aquela que mais traga conforto. O que não pode é ficar por cima do texto. Hoje em dia há leitores que deixam o texto mais inclinado. Se você não tiver um, pode improvisar colocando livros por baixo”, explicou.

Para os que gostam de ler deitados na cama, por exemplo, um pequeno alerta: “não há problemas específicos, apenas aos que tenham astigmatismo muito alto, porque não vai estar sendo corrigido corretamente devido a posição correta da cabeça, dos olhos. Então, é bom evitar”, salientou a oftalmologista. Essas regras de posição para a leitura e luminosidade, também devem ser adotadas para os estudos no computador.

Alertas e revelação de mitos

Em relação aos mitos que rondam a prática da leitura, o mais popular é o risco de descolamento da retina durante leitura em movimento, como, por exemplo, no carro ou no ônibus. “Uma pessoa que não tem predisposição a ter descolamento, dificilmente irá sofrer com essa prática. Mas, há outras complicações em relação a esse tipo de leitura, como enjoos e dor de cabeça, por exemplo. Por isso, evitar”, disse Ventura. A existência dessa predisposição é detectada durante exames oftalmológicos.

Aos que usam lentes de contato, ou queiram começar, é importante encomendá-las a um oftalmologista. “A parte da frente do olho onde a lente se apoia tem um formato específico para cada pessoa. Ela pode ficar frouxa ou apertada e isso pode trazer danos, como infecção e, por consequência, necessidade de transplante de córnea, o que é muito comum”, indicou a oftalmologista. É primordial ainda atenção no período de uso das lentes e só dormir com as que têm essa especificação. Além disso, fazer acompanhamento periódico, para analisar como vai a adaptação da lente ao olho.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.