Jornalistas estrangeiros avisam que Copa de 2014 também vai mostrar imagens negativas do Brasil

Profissionais de jornal e internet que participaram, no Recife, do III Encontro de Jornalismo Estrangeiro no Nordeste, promovido pela empresa Duxi Comunicação, deixaram bastante claro que a exposição na mídia internacional não se dará apenas de forma positiva, como imaginam as autoridades governamentais e da área de turismo.

O fotógrafo Douglas Engle, por exemplo, alertou para a necessidade de ter um olhar diferente sobre os efeitos da copa, longe do oba oba comercial. “Com a cobertura da Copa, virão coisas negativas também sobre o Brasil. Ninguém pode (ou deve) se ofender”, apontou. O fotógrafo trabalha para sites como Worldpicturenews.com e Australfoto.com (EUA).

Na sua palestra, Engle reclamou ainda da dificuldade de acesso que são criadas pelas organizações dos grandes eventos. O tema é recorrente entre os profissionais do setor. No mês passado, no Rio de Janeiro, durante o primeiro encontro de jornalismo esportivo, Andrew Moger, diretor executivo da News Media Coalition, reclamou dos mesmos interesses comerciais. “Temos de manter nossos direitos de imprensa, que muitas vezes não são respeitados. Os espaços de trabalho não deveriam ser vendidos, mas assegurados a todos”, afirmou.

Mais curioso ainda foi perceber como os gringos não conseguem acostumar-se com o jeitinho brasileiro, mesmo morando há décadas no Brasil. O jornalista Tim Vickery, da BBC, de Londres, radicado no Brasil há vários anos e pela primeira vez no Nordeste, contou que pegou o metrô na estação Joana Bezerra, nesta quinta-feira, além de ter andado de ônibus, para ir até a Arena da Copa, de modo a conhecer a realidade que os torcedores irão enfrentar. Ele disse não ter entendido a razão de o metrô funcionar até às 22 horas, quando pode haver jogos que ultrapassem esses horários, deixando na rua os torcedores que apostaram no transporte público.

Na mesma mesa, o jornalista Andrew Downie, da Revista Time, rabiscava que um país rico não é aquele que o pobre ainda de carro, mas aquele onde o rico anda de transporte público. Questão cultural. Agora vá explicar esse dilema a um cara que anda de ônibus mais apertado do que uma sardinha em lata.

Na parte da manhã, o jornalista escocês já havia mostrado como a cidadania deve ser o combustível permanente do jornalismo. Na plateia, participando da audiência, Andrew Downie, contratado pela Reuters para acompanhar mais de perto o extra-campo, como os gastos para o mundial, questionou o executivo Marcos Lessa, diretor presidente da Arena Pernambuco, sobre os custos adicionais para apressar a entrega do estádio, em abril, três meses antes da Copa das Confederações.

O tema oficial era justamente o legado da Copa. Lessa tergiversou e não respondeu. O gringo deu de ombros, sem demonstrar surpresa. Na parte da tarde, sem voltar a citar o caso do empreendimento erguido em São Lourenço da Mata, ele contou que pega no pé dos construtores do Itaquerão, em São Paulo, com os mesmos resultados. Ninguém fala em aumento de custos, de forma progressiva, desde o anúncio da Copa no Brasil, embora os recursos sejam públicos, pagos pelo cidadão.

Pernambuco será palco de jogos tanto na Copa das Confederações como na Copa do Mundo. O evento, promovido pela Duxi Comunicação, terá sua terceira edição com foco nos jogos que acontecem no Brasil em 2013 e 2014 e integra a programação dos 600 dias para Copa da Secretaria Extraordinária da Copa de 2014 (Secopa) do Governo de Pernambuco. O III Encontro de Jornalismo Estrangeiro no Nordeste aconteceu, no Mar Hotel, com patrocínio da Secopa, da Arena Pernambuco e tem o apoio da Associação dos Correspondentes de Imprensa Estrangeira no Brasil e da Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco.

A contagem regressiva para a inauguração oficial da Arena Pernambuco já começou. No dia 14 de abril de 2013, um domingo, às 17h, o estádio receberá o público em seu primeiro evento. O anúncio foi feito em uma coletiva, na tarde de ontem, por Ricardo Leitão, secretário extraordinário da Copa 2014 em Pernambuco. Apesar de ter data marcada para a estreia do estádio, ainda não se sabe se evento de abertura será uma partida de futebol ou mesmo uma apresentação musical. “Pode, até mesmo, ser um show, para mostrarmos que a Arena não é só futebol”, disse Leitão.

No período da tarde, o inglês acabou roubando a cena, de acordo com a maioria dos estudantes ouvidos pelo blog. Ele fez uma palestra motivadora, inspirando os jovens talentos. Há 18 anos radicado no Brasil, o inglês Tim Vickery faz cobertura do futebol sul-americano para a BBC e para a revista World Soccer desde 1997. Seus outros clientes incluem SBS (Austrália) e ESPN (Estados Unidos). Entre 1998 e 2001 foi colunista do Jornal dos Sports, do Rio de Janeiro. É presença freqüente no programa Redação SporTV, e faz participações eventuais na TV Brasil e TV Esporte Interativo.

Fonte: Blog do Jamildo

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.