Policial diz que uso de taser contra brasileiro morto na Austrália foi desnecessário

Rua onde Roberto Laudisio Curti morreuO chefe de uma operação policial na qual morreu um estudante brasileiro na Austrália disse que o uso de tasers – armas que disparam cargas elétricas – foi “desnecessário”, segundo notícias publicadas pela imprensa australiana nesta segunda-feira.

O estudante Roberto Laudisio Curti, de 21 anos, morreu em março deste ano após ser perseguido pela polícia, em um caso que teve grande repercussão na Austrália devido à polêmica atuação dos policiais. O inquérito está tentando determinar se a polícia usou força excessiva no incidente que resultou na morte de Curti.

Segundo os investigadores citados pelos jornais australianos, Roberto Laudisio Curti havia consumido LSD e estava em uma espécie de transe devido à droga, quando andava, de madrugada, pelas ruas de Sydney, no dia 18 de março.

Em uma loja de conveniência, ele roubou dois pacotes de biscoito. Até onze policiais foram chamados às imediações, informados erroneamente de que se tratava de um assalto à mão armada.

Eles perseguiram Curti por diversas ruas de Sydney até conseguir alcançá-lo. Oficiais que participaram da operação contaram no inquérito que quatro policiais dispararam 14 vezes suas armas de taser contra o brasileiro.

Ele foi controlado por sete policiais que usaram duas algemas, três latas de spray de pimenta e um cacetete. Curti morreu poucos minutos depois, mas a causa da morte não foi determinada pela autópsia.

‘Meia tonelada’

Segundo o site do jornal New South Wales, o policial Gregory Cooper – o mais graduado entre todos os oficiais – disse no inquérito que o uso de tasers não era “apropriado nem necessário”.

De acordo com o site news.com.au, assim que Curti foi algemado, Cooper ordenou que todos os tasers fossem desligados. No entanto, ele conta que os policiais continuaram usando o taser contra o brasileiro. Um único oficial teria feito seis descargas seguidas no estudante.

Outro policial ouvido no inquérito, Damien Ralph, disse ter usado parte de três latas de spray de pimenta para tentar segurar o brasileiro. Segundo seu próprio depoimento, reproduzido nos jornais australianos, ele usou o spray a 10 centímetros de distância do rosto do brasileiro – e não 60 centímetros, como recomendado no treinamento policial.

Ralph também disse que “meia tonelada” de policiais deitaram sob Curti quando ele estava sendo controlado no chão. No entanto, em seguida, ele disse acreditar que nem todos os policiais usaram todo o peso de seus corpos durante o incidente, e que a expressão “meia tonelada” era apenas uma figura de linguagem.

O policial disse que o brasileiro resistiu à ordem de prisão com muita agressividade, e que ele nunca havia tido de enfrentar uma pessoa tão forte em toda sua carreira policial.

O inquérito sobre a morte do brasileiro continuará ouvindo testemunhas até sexta-feira.

Fonte: BBC Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.