Seca e praga na palma expulsam criadores do Agreste pernambucano

Em Pernambuco, mais de um milhão de pessoas, de 212 municípios, sofrem os efeitos da estiagem prolongada. Na região da bacia leiteira, no Agreste do estado, criadores de gado fogem da seca e de uma praga que ataca as plantações de palma, que é um dos principais alimentos do animal quando falta a chuva.

Na região, os rios deixaram de correr e os reservatórios já não possuem nenhuma gota de água. Sem pasto, os bezerros disputam a casca da algaroba – os que não conseguem se manter acabam virando carcaça na beira da estrada.

O criador Genildo Bezerra insiste em manter o pequeno rebanho de 40 animais que demorou anos para formar. São vacas leiteiras de excelente genética, que, nesta época de escassez, seriam vendidas por muito menos do que valem. O pecuarista está se endividando cada vez mais para comprar bagaço de cana e farelo de milho. “A esperança é que eu estou mantendo elas para, quando chover, eu vender para pagar as dívidas e continuar, porque eu não tenho outro meio de vida. Eu dependo das vacas e elas não estão retornando”, comentou Genildo, que, até agora, não recebeu nenhuma ajuda oficial.

O município de Itaíba era o maior produtor de leite de Pernambuco, com uma produção de 75 milhões de litros por ano. A produção e o rebanho despencaram. “Teve uma redução aproximadamente de 80% do rebanho leiteiro e da produção de leite do município”, informou o técnico do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), José Evendro Torres. Não há previsão de quando a bacia leiteira pode voltar ao normal depois dos prejuízos.

Praga
Em maio deste ano, 9 mil animais foram levados para o Maranhão e o Pará, na tentativa de escapar da sede e da fome. A situação se agravou porque uma praga conhecida por “cochonilha do carmim” devastou as plantações de palma da bacia leiteira de Pernambuco. As raquetes de palma ficam cobertas pelos insetos que se alimentam da seiva da planta. Ela murcha e morre.

Sem pasto, sem água e sem a palma, pecuaristas pernambucanos juntaram as economias e as esperanças e partiram com os animais. “Para vir aqui até uma moto que eu tinha eu vendi para comprar a palma, tudo pra salvar o rebanho”, lamentou o pecuarista José Vieira Paz.

Vinte pequenos criadores pernambucanos arrendaram terras em Batalha, no Sertão de Alagoas. Na região, as plantações de palma não foram atingidas pela praga. As despesas são grandes, mas pelo menos mil animais estão a salvo, além de dois bezerros que já nasceram.

Governo
De acordo com a Secretaria de Agricultura de Pernambuco, 1,15 milhão de pessoas estão sendo atendidas com linhas de créditos emergenciais, programas sociais e a distribuição de água em caminhões-pipa. O IPA informou que tem desenvolvido e distribuído variedades de palma resistente à cochonilha do carmim e faz pesquisas para combater a praga.

Fonte: G1 PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.