Advogado vai acionar justiça contra ‘indústria de multas’ montada pelo Dnit em Petrolina

Kempler-300x225Indignado com a ‘armadilha’ montada pelo Dnit, que implantou pardais eletrônicos na Avenida Sete de Setembro quase de forma invisível, surpreendendo muitos motoristas, o advogado Kempler Reis (foto) enviou este artigo, no qual ressalta – entre outras coisas – que entrará com uma Ação Civil Pública perante a justiça federal. Ele também deve impetrar mandado de segurança requerendo a anulação de todas as multas já emitidas pelo órgão nos referidos trechos. E olha que não são poucas.

Confiram:

Protocolei esta semana pedido de investigação ao Ministério Público Federal em face do Dnit, no intuito de investigar-se a instalação de “pardais” (radares fixos) na BR-428, que atravessa a nossa cidade (Avenida Sete de Setembro), principalmente quanto ao instalado na saída de Petrolina para Lagoa Grande, após a zona urbana (60 Km/h) e ao da altura da Canteiro de Obras, além de requerer que seja proposta Ação Civil Pública nesse sentido, perante a Justiça Federal de Petrolina. Afora tal providência, impetrarei Mandado de Segurança requerendo a anulação dos autos de infração.

Pelas regras do Contran, que regulamenta a instalação de pardais e lombadas eletrônicas em vias urbanas, a sinalização deve estar de 400 a 500 metros do equipamento eletrônico quando a velocidade máxima for igual ou maior que 80 km/h. Quando o limite for menor, a sinalização vertical deve estar entre 100 e 300 metros. Os famigerados pardais foram instalados ao longo da via, escondidos aos condutores de veículos. Precisamos de sinalização de trânsito. Não precisamos de uma indústria de multas.

A instalação dos pardais não é uma medida de segurança no trânsito e não vai resolver o problema, já que a indústria obscena e asquerosa da multa age de forma impune. Não vão ser essas armadilhas eletrônicas e atitudes governamentais ou administrativas que vão educar os condutores de veículos dentro deste perímetro urbano.

Ora, se existem várias lombadas concretas horizontais próximo aos locais onde se encontram instalados os “pardais” irregulares, se há a necessidade de reduzir-se a velocidade dos veículos nestes locais, por que não instalar lombadas concretas horizontais? Já que se optou por lombada eletrônica, por que não foram instalados sonorizadores e sinalizadores luminosos e fixos ao longo da faixa contínua?

A preocupação parece ser só com a arrecadação conseguida pela indústria das multas, e não com as vidas dos transeuntes. A lei de trânsito cria direitos e obrigações e estes não estão sendo aplicados.

Ademais, num país onde impera a corrupção, no pedido de investigação, constam as seguintes indagações: Quem vai fiscalizar o cumprimento das resoluções do Contran? Qual a empresa que instalou esses equipamentos? Como atua essa empresa? Quem a fiscaliza? Como foi escolhida? Por licitação? A cobrança da multa foi terceirizada? Como? Qual o percentual que cabe à empresa por cada multa aplicada? Qual o valor arrecadado pelo governo federal?

Vamos denunciar e agir. Em menos de um mês foram milhares de multas emitidas, isso é uma verdadeira armadilha que visa a aumentar a arrecadação e lesionar o cidadão. Abraço essa causa e faço dela a minha luta!

Kempler Reis/Advogado

Fonte: Blog do Carlos Britto

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.