Alagoas tem o pior índice de desenvolvimento humano do país, diz Pnud

Alagoas amargou os piores índices na EducaçãoAlagoas possui o menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do Brasil, segundo pesquisa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) divulgada nesta segunda-feira (29), que leva em consideração os critérios de renda, longevidade e educação.

Os dados para elaboração da pesquisa são referentes ao censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do ano de 2010. No ranking do IDHM, Alagoas amarga a pior colocação, com a média de 0,631 do total de um ponto. O estado que atingiu o melhor resultado foi São Paulo, com 0,783.

Em relação à renda, os alagoanos ficam na segunda pior colocação, com 0,641 pontos contra 0,612 do Maranhão. No que diz respeito à educação e longevidade, o estado obteve a última classificação. Na primeira área, ficou com a pontuação de 0,520 e na segunda, 0,755.

Expectativa de vida e mortalidade infantil

A esperança de vida ao nascer dos alagoanos é a pior do país, com a marca de 70,32 anos de idade, enquanto que o melhor resultado da expectativa de vida é do Distrito Federal, com 77 anos.

O índice de mortalidade infantil, segundo dados de 2010, é o mais alto o país. A cada mil crianças nascidas vivas, uma média de 28,40 delas não sobrevive ao primeiro ano de vida.

Renda per capita

A renda per capita do alagoano é a terceira pior do país, com o indicador de 432,56. O estado ficou à frente apenas do Maranhão (360,34) e do Piauí (416,93).

A melhor renda per capita foi obtida pelo Distrito Federal, com 1.715,11 pontos. São Paulo e Rio de Janeiro também tiveram resultados positivos, com mais de mil de pontos.

Estado tem o maior número de pobres

De acordo com a pesquisa, Alagoas tem o maior índice de pobres do país: 34,29% da população vive em condições de pobreza. Já o nível de extrema pobreza é de 16,66%, ficando à frente apenas do Maranhão (22,47) e Piauí (18,77).

No que diz respeito à porcentagem de vulnerabilidade à pobreza, o resultado é o segundo pior do Brasil, com 59,76%, perdendo apenas para o Maranhão (63,58).

Educação: os piores índices

Alagoas amarga as piores taxas de analfabetismo do país. Os índices analisam o analfabetismo de 11 a 14 anos, 15 anos ou mais, 15 a 17 anos, 18 anos ou mais e de 18 a 24 anos. Em todas essas faixas etárias, os resultados do estado foram os mais baixos.

A porcentagem de jovens de 15 a 17 anos com ensino fundamental completo é a pior do país, com 39,56%. Ainda segundo a pesquisa, 40,57% dos jovens de 18 anos ou mais têm o ensino fundamental completo. Em todos os outros índices, Alagoas obteve um desempenho baixo.

Governo do Estado aponta dado positivo

A Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) divulgou informação, na noite desta segunda-feira (29), apontando uma evolução captada no IDH do Estado.

Diz o informe do governo:

“O resultado do Atlas de Desenvolvimento no Brasil 2013, que mede o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), com números de 2010, divulgado ontem pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), aponta Alagoas como o 27º IDH entre os estados brasileiros, mesma posição que ocupava no Atlas de 2000.

Porém, ao longo da década 2000-2010, Alagoas teve o segundo maior crescimento no ranking de IDH entre os estados, com um percentual de 34% de aumento, permitindo que a classificação do IDH estadual saltasse de “muito baixo” para o “médio”, conforme as planilhas comparadas da pesquisa, com o IDH de 0,631. O maior crescimento no período foi do Maranhão, que avançou 34,2%”.

Maceió tem IDHM considerado alto

Enquanto o estado possui indicadores negativos, a capital alagoana apresentou um Índice de Desenvolvimento Humano Municipal considerado alto. A marca do IDHM de 2010 de Maceió foi de 0,721.

Entre os anos de 2000 e 2010, a dimensão que mais cresceu em termos absolutos foi educação (com crescimento de 0,202), seguida por longevidade e renda. Entre 1991 e 2000, a dimensão que mais cresceu em termos absolutos foi educação (com crescimento de 0,094), seguida por longevidade e por renda.

Em 2010, o IDHM de educação foi de 0,635, o de longevidade, 0,799, e de renda, 0,739.

No ranking dos municípios com os menores IDHM do país, há algumas cidades alagoanas: Inhapi (0,484); Olivença (0,493), com índice muito baixo; Olho D’Água Grande (0,503); Mata Grande (0,504), Roteiro (0,505) e Canapi (0,506), com taxas consideradas baixas.

Fonte: TNH1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.