Alto índice de suicídios de agentes da Polícia Federal preocupa Gonzaga Patriota

20110311112750_20110311_JJ_006laO alto índice de suicídios de agentes da Polícia Federal foi o tema do discurso do deputado federal Gonzaga Patriota, nesta quarta-feira (11), em Brasília.

O parlamentar externou sua preocupação diante dos dados apresentados pela Revista Isto É. A revista trás uma contundente matéria intitulada “Onda de suicídios assustam” sobre o alto índice de suicídios entre policiais federais. Em um ano 11 agentes da Polícia Federal tiraram a própria vida.

De acordo com o parlamentar, em 40 anos, 36 policiais perderam a vida no cumprimento do dever. Entre 2012 e 2013 um terço deste total se suicidou. “São absurdas e assustadoras essas estatísticas, e superam quaisquer outras registradas em outros países. Isso se torna ainda mais preocupante quando constatamos que as ações da Polícia Federal são extremamente perigosas, expondo todos os dias os seus agentes a eminentes riscos de morte. Algo de muito grave está ocorrendo para que o número de suicídios seja bastante superior ao número de mortos em ação”, destacou Patriota.

Gonzaga Patriota qualifica como epidêmicos esses altos índices de transtornos mentais que atingem os policiais federais, mas o parlamentar acredita também que existam outros fatores que contribuem para esse quadro, entre eles a falta de acompanhamento profissional.

“Segundo o Sindicato dos Policiais do Distrito Federal, há apenas cinco psicólogos para uma corporação de 10 mil pessoas, não há vagas para consultas e tampouco acompanhamentos dos casos. Aliado a isso a Polícia Federal encontra-se com salários extremamente defasados, que levam os policiais a se endividarem, como ocorreu com o policial Lúcio Mauro de Oliveira Silva, de 38 anos, que se matou em março deste ano, após se encher de dívidas, em Pacaraíma, Roraima”, disse.

Patriota lembra ainda que são inquestionáveis os desgastes psicológicos das atividades policiais. Diversos estudos apontam que é a atividade profissional mais estressante do mundo, e por essas razões deveria ser também uma das mais bem remuneradas. Em alguns países isso ocorre, e a profissão de policial é altamente compensada, tanto no aspecto financeiro, quanto no prestígio conquistado junto à população. Mas, infelizmente no Brasil isso não ocorre.

O deputado lamentou a situação e afirmou que lutará para modificar esta realidade. “Sempre pautei meus muitos mandatos pela valorização e reconhecimento incondicional da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, dos Policiais Militares, Policiais Civis e Bombeiros. Não podemos admitir uma situação como essa. Temos de lutar, junto com o Ministro da Justiça e outros integrantes do governo para valorizar e tratar melhor nossos policiais federais”, finalizou.

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.