André Guimarães é eleito para cargo de desembargador do TJPE

aO juiz André Guimarães foi eleito pelo Pleno do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) para assumir o cargo de desembargador da Justiça estadual. A sessão aconteceu nesta segunda-feira (16). O magistrado foi escolhido através do critério de merecimento para ocupar a vaga decorrente da aposentadoria do desembargador Sílvio de Arruda Beltrão.

No total, concorreram ao cargo doze magistrados. Além de André Guimarães (33 votos), figuraram na lista tríplice os juízes Itamar Pereira (35 votos) e Carlos Moraes (30 votos). Como essa foi a terceira vez consecutiva que André Guimarães ficou entre os três mais votados, de acordo com a Constituição Federal, a eleição é automática.

Ainda emocionado, o juiz se disse honrado com a escolha para o cargo. “É mais uma etapa da minha carreira a ser desenvolvida. Espero contribuir com o TJPE para merecer a confiança que os meus colegas depositaram em mim”, afirmou. Como desembargador, André pretende manter a mesma postura já adota ao longo dos seus 25 anos de magistratura. “Pretendo seguir a mesma linha que venho praticando, julgando da forma correta e segura. Saio de um julgamento singular para um colegiado. Terei agora que me adaptar a essa nova fase”.

Sobre a questão da celeridade processual, uma das demandas mais recorrentes da sociedade, o desembargador eleito entende como necessária a velocidade, mas indica que é preciso cautela. “Entendo que celeridade é importante, mas a segurança do processo que está sendo julgado também é fundamental. A celeridade pode redundar em uma injustiça. Isso tem que ser ponderado, deve ser encontrado um ponto de equilíbrio. É importante dizer que a segurança de julgar se sobrepõe à celeridade”, explica.

A posse formal do desembargador eleito André Guimarães acontece nesta terça-feira (17), às 17h, no gabinete da Presidência do Tribunal, no Palácio da Justiça, localizado no Bairro de Santo Antônio. “Feita a posse, já entro no exercício. Possivelmente atuarei na 1ª Câmara Cível”, completou.

Carreira

Com 25 anos de magistratura, André iniciou sua carreira como juiz de direito em 1987, na comarca do município de Sanharó, no Agreste pernambucano. Assim como Sanharó, atuou em Belo Jardim na 1ª Entrância. O magistrado passou ainda pela 2ª Vara Cível de Jaboatão dos Guararapes, no Juizado de Pequenas Causas de Olinda, e na 1ª Vara da Assistência Judiciária de Olinda – todos de 2ª Entrância. Foi promovido em 1992 para a 3ª Entrância (Recife), onde atuou nas 2ª, 4ª, 5ª, 6ª e 8ª Varas da Fazenda Publica e na Vara Criminal Privativa dos Crimes contra a Administração Pública e Economia Popular.

Antes de ingressar na magistratura, passou pela Câmara Municipal do Recife, exerceu a advocacia, foi professor de direito, além de ocupar o cargo de promotor de Justiça. O extenso ainda inclui atuações como juiz eleitoral, juiz corregedor auxiliar, desembargador substituto e, até o momento, respondia como juiz assessor especial da Presidência.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.