Aplicativos para celular funcionarão como guias turísticos no Rio

Rio de Janeiro – Turistas que estiverem na cidade do Rio de Janeiro durante a Copa das Confederações terão acesso a um aplicativo para celulares (smartphones) que funcionará como um guia turístico, com dicas sobre a cidade e informações sobre a competição. O aplicativo, da Secretaria Municipal de Turismo do Rio (Riotur), poderá ser baixado gratuitamente a partir de hoje (10).

Voltado para os sistemas iOS e Android, o guia trará informações em português, inglês e espanhol. A prefeitura carioca também vai distribuir gratuitamente 150 mil guias impressos da cidade e colocará à disposição dos turistas 150 funcionários bilíngues (que falam também inglês).

Apesar de toda a preparação da prefeitura, a cidade não deve receber um número muito grande de turistas. A ocupação dos hotéis do Rio de Janeiro deve ficar em apenas 70%, segundo estimativa da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (Abih-RJ). A previsão é a mesma, por exemplo, do último feriado no Rio de Janeiro, de Corpus Christi, ocorrido entre os dias 30 de maio e 2 de junho.

Segundo o último levantamento feito pela Abih-RJ, na primeira quinzena de maio, apenas 57% das reservas estavam confirmadas para o período da competição, que será realizada entre os dias 15 e 30 de junho.

“Essa ocupação já era esperada. A Copa das Confederações é apenas um preparativo para a Copa do Mundo. Vai ser como se fosse um feriadão. Acho que vai ser bom pela mídia, pela divulgação da cidade”, disse o presidente da associação, Alfredo Lopes. Segundo ele, 30% dos turistas que a chegarão à cidade devem ser estrangeiros.

O pico da demanda por quartos de hotel está concentrada para a final do evento, dia 30 de junho. Além da partida final, o Rio de Janeiro receberá apenas dois jogos, nenhum da seleção brasileira. No dia 16 de junho, pelo grupo do Brasil, jogam México (campeão da Copa das Américas do Norte e Central) e Itália (vice-campeã da Europa).

No dia 20, a campeã do mundo e da Europa, Espanha, enfrenta a campeã do torneio da Oceania, a seleção do Taiti, pelo grupo B. Apesar de o evento ser apenas um teste para a Copa do Mundo e atrair menos turistas do que o evento principal, que será realizado daqui a um ano, a prefeitura carioca encara a competição como um desafio.

“É um evento definitivo. A gente não pode errar. São eventos tratados com a maior seriedade possível”, disse Leonardo Maciel, presidente da empresa Rio Eventos Especiais, criada para ajudar na preparação da cidade para a Copa das Confederações, a Jornada Mundial da Juventude, que acontece em julho, e a Copa do Mundo de 2014.

Um dos principais desafios da prefeitura é a mobilidade urbana durante o período do evento. Um dos jogos, por exemplo, a partida da Espanha contra o Taiti, será realizado no meio da semana. Apesar de não ser esperado um grande público, a partida preocupa porque será necessário interditar a Rodovia Radial Oeste, uma das principais vias de ligação da zona norte com o Centro, que passa ao lado do Maracanã. “Ainda estamos estudando o que será feito. Se será necessário um ponto facultativo, se interromperemos o funcionamento de algumas escolas etc”, disse Maciel.

Fonte: Agência Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.