Após morte de reeducando, Secretaria anuncia novas unidades para Funase

Após o incidente que culminou com a morte de mais um jovem nas dependências da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) de Abreu e Lima, o terceiro em 2013, o secretário da Criança e Juventude do Governo do Estado, Pedro Eurico, concedeu entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (8) na sede da vice-governadoria, o Palácio Frei Caneca. As declarações foram feitas após o secretário se reunir com uma comissão formada por representantes da unidade e dos primeiros resultados dos laudos técnicos levantados pela polícia e pelo Instituto de Medicina Legal (IML).

Pedro Eurico confirmou as informações de que o corpo de Douglas Leitão da Silva, de 16 anos, foi encontrado por volta das 5h da manhã desta segunda-feira (8). O secretário ainda confirmou que o homicídio ocorreu após a ronda de rotina que é realizada por agentes da instituição. No entanto, o cádaver só foi descoberto após a comunicação do crime pelos próprios assassinos.

Douglas havia sido preso por uma tentativa de assalto no Parque 13 de Maio, no bairro da Boa Vista, quando tentou furtar o aparelho celular de um popular. Ele foi encaminhado à unidade de Abreu e Lima por determinação judicial, há apenas oito dias. Douglas foi confinado junto a outro jovem suspeito de roubo, um detido por tráfico de entorpecentes e outros dois suspeitos de homicídio. Pedro Eurico confirmou ainda que os companheiros de cela de Douglas confessaram o crime e que teriam justificado, “de forma infudada”, que o assassinato foi motivado por acreditarem que Douglas fosse “informante” da administração da Funase.

O secretário afirmou também que o encarceramento e alojamento dos jovens infratores não se dá pela gravidade dos crimes, mas por serem reincidentes ou primários. De acordo com ele, a ala onde Douglas foi colocado seria uma das mais “tranquilas” da unidade. De acordo com informações da Secretaria, 255 internos estavam reclusos no local, que possui capacidade para menos de 100 jovens.

Em entrevista, Eurico afirmou que uma série de medidas serão tomadas. As principais são a instalação de câmeras em até 60 dias (52 na unidade de Abreu e Lima e 75 na unidade do Cabo de Santo Agostinho, além das outras unidades), a convocação em até 30 dias de 228 agentes socioeducativos já selecionados em seleção simplificada (alguns deles já encontram-se trabalhando na unidade de Caruaru) e outros 60 profissionais, que realizaram concurso público, entre advogados, psicólogos e assistentes sociais. A chamada já foi autorizada pelo Governo do Estado. Os funcionários, de acordo com o secretário, passarão por um curso de Direitos Humanos na Universidade Católica (Unicap), com quem a instituição também fechou parceria. Outros cargos já foram criados para formar as equipes de “Monitoramento de Liberdade Assistida”, que contarão, cada uma, com um policial, um assitente social, um psicólogo e um advogado.

Outra medida anunciada pela Secretaria nesta tarde, foi a criação de novas unidades da Funase. No Cabo de Santo Agostinho as obras já começaram, mas ainda sem previsão de entrega. uma na Zona Norte do Recife, já em funcionamento, e com capacidade para 20 jovens – o secretário preferiu não revelar a localização por medidas de segurança; uma em Garanhuns; outra em Petrolina; e outra em Vitória de Santo Antão, que contará com 72 vagas, e mais uma em Timbaúba.

Além destas, uma nova unidade administrativa funcionará na avenida Rosa e Silva, no bairro dos Aflitos, onde hoje funciona a Escola Superior de Relações Públicas (Esurp). A Funase do Bongi, que passará por uma demolição parcial e reformas de ampliação, continuará a oferecer atividades socioeducativas aos internos, mas será transformada numa “unidade-modelo”.

Também foi anunciada uma parceria com o Detran-PE, na qual os jovens realizarão curso de formação para motoristas. Serão distribuídos, entre todas as unidades 198 computadores para que os adolescentes recebam aulas de informática.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.