Ataque de Boston preocupa governo para a Copa das Confederações

Os ministérios da Justiça e da Defesa, responsáveis pelo planejamento da segurança da Copa das Confederações, que começa em 15 de julho, em Brasília, veem com “preocupação” os ataques ocorridos durante a maratona de Boston, nos EUA, que deixaram 3 mortos e 176 feridos na segunda-feira (15).

Duas bombas caseiras poderosas explodiram na linha de chegada da maratona, no centro da cidade americana. O FBI assumiu a chefia da investigação, mas afirmou que ainda não tem ideia da autoria ou da motivação do ataque, que foi classificado como um “ato de terror” pelo presidente americano Barack Obama.

Segundo os ministérios brasileiros, por enquanto, não haverá mudança no planejamento feito para os grandes eventos esportivos que serão realizados no país, pois, na avaliação do governo, o que está previsto “segue no caminho certo”. Mas haverá reforço na preparação, na inteligência e na prevenção de incidentes com explosivos ou envolvendo grupos extremistas.

“Será mais um motivo para nos preocuparmos, ficarmos em alerta”, diz o general José Carlos de Nardi, chefe do Estado-Maior conjunto do Ministério da Defesa e que comanda Marinha, Aeronáutica e Exército. Na avaliação dos militares, porém, “o risco de algo ocorrer no Brasil é menor”, devido às relações de amizade que o Brasil possui com os mais diversos países.

“O que ocorreu em Boston foi lamentável e um fator de preocupação, por isso estamos acompanhando bem de perto o andamento das investigações do FBI. A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) analisa vários fatores e, atualmente, o risco de um atentado durante a Copa das Confederações é baixo, mas isso pode variar a qualquer momento, dependendo dos acontecimentos”, diz José Monteiro, diretor de operações da Secretaria Extraordinária de Segurança para os Grandes Eventos (Sesge).

A pasta, subordinada ao Ministério da Justiça, coordena a interação entre órgãos de segurança pública estaduais, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal com o Ministério da Defesa e a Abin. “O plano estratégico do governo dividiu a segurança em três eixos: ameaças externas, proteção de portos, aeroportos e fronteiras, e ameaças internas. Com isso, conseguimos ter uma visão transversal em tempo real de qualquer atividade extremista que possa estar se movimentando”, acrescenta Monteiro.

“Tomaremos ações para mitigar riscos ao máximo. Com informações de vários países, estamos construindo um banco de dados de suspeitos. Haverá reforço na fronteira e estamos adquirindo tecnologias que permitirão monitorar em tempo real comitivas, hotéis, estádios. Faremos vistorias em busca de explosivos em estádios e locais que abrigarão delegações. Temos grupos policiais em todos os estados prontos para isso”, disse.

Divisão de tarefas
Em 4 fevereiro, um acordo entre os dois ministérios definiu quais seriam as responsabilidades dos ministérios da Justiça e da Defesa durante a Copa das Confederações, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas, de 2016. Pelo documento, a coordenação de medidas ligadas ao terrorismo ficará com o Exército, que também será responsável pelo contraterrorismo, segundo o Ministério da Defesa. Já a PF, com apoio da Abin, cuidará do antiterrorismo.

Conforme a estratégia, polícias militares e civis dos Estados não atuarão especificamente em antiterrorismo e contraterrorismo, podendo colaborar, entretanto, caso tenham informações relevantes sobre o tema ou sejam acionadas pela coordenação.

A Revista Brasileira de Inteligência define antiterrorismo como medidas preventivas e defensivas para investigar, conseguir informações de inteligência e identificar possíveis vulnerabilidades que facilitem atentados. Já o contraterrorismo define as medidas ofensivas, como ataques pontuais a grupos inimigos, com objetivo de prevenir, dissuadir ou retaliar seus atos.

“Em que pese o Brasil ser um país pacífico, terrorismo é um assunto que precisa ser visto com seriedade e responsabilidade”, disse ao G1, em maio do ano passado, o general Mario Lucio Alves de Araujo, do Estado Maior do Exército.

Até a definição do governo, havia nos bastidores uma disputa em relação a quem caberiam as responsabilidades de coordenar ações contra terror, por conta do repasse de recursos.

Desde que houve a definição, a Brigada de Operações Especiais (BdaOpEsp), unidade de elite do Exército, começou um “mutirão” para treinar seus profissionais e passou a ter maior autonomia, passando a ser chamada de Comando de Operações Especiais (COE).

Segundo o Ministério da Defesa, a unidade, que até então contava com um grupo reduzido para ações deste tipo, formará profissionais para empregar nas seis cidades que sediarão a Copa das Confederações e nas 12 sedes da Copa do Mundo.

Na reunião que selou o acordo, em fevereiro, o comandante da BdaOpEsp, general Marco Antonio Freire Gomes, mostrou aos ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, e ao Ministro da Defesa, Celso Amorim, o plano contra terrorismo da Copa das Confederações. “(os militares) Serão responsáveis pelo monitoramento e por ações contra terroristas que porventura venham a ocorrer no âmbito das competições”, disse ele na ocasião, segundo o Ministério da Defesa.

Em 2012, o Ministério da Justiça patrocinou 20 cursos para preparar policiais para os grandes eventos, investindo R$ 17 milhões. Dois deles, realizados em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos, foram para pronta-resposta a atos terroristas e tiveram a presença de 89 policiais militares e civis e bombeiros dos estados que serão sede da Copa das Confederações e da Copa do Mundo. A pasta diz que os cursos foram feitos antes da definição de que terrorismo ficará sob responsabilidade do Exército, mas que o aprendizado é para prevenção, que é responsabilidade da segurança pública.

Apesar de polícias de vários Estados realizarem simulações e treinamentos para resposta a ataques terroristas, há consenso entre todos de que deve haver integração e trabalho conjunto. O que mais se ouve é que “a coordenação” é que ficará com o Exército, mas as tropas policiais especializadas serão empregadas em conjunto.

“Tem coisa para todo mundo fazer. O Exército não tem tropa de terrorismo para colocar em todas estações de metrô, estádios, hotéis de delegações, pontos de preocupação. A coordenação é nossa, mas as atividades serão compartilhadas por setores de interesse e de incumbência”, disse ao G1 um oficial que atua no setor.

“Não acredito que vá haver disputa. As atribuições de cada órgão estão bem definidas, é um planejamento e um trabalho integrado. O que há é que setores possuem a coordenação de um ministério ou de outro. Os órgãos de segurança pública e as Forças Armadas já estão acostumadas a trabalhar assim em outros eventos”, disse Monteiro, do Ministério da Justiça.

Como vai ser na prática
Em cada cidade-sede da Copa das Confederações (Distrito Federal, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Recife), o Ministério da Justiça montou um centro de comando e controle que irá monitorar a cidade e trocar informações em tempo real.

No local, ficarão representantes da Marinha, Aeronáutica, Exército, polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, PF, Abin, Detran, polícias rodoviárias e outros órgãos públicos e de segurança municipais, estaduais e federais. A ideia é compartilhar inteligência e poder tomar decisões de forma rápida. A coordenação em todas as cidades-sede está sob comando de um general do Exército.

Nas cidades-sedes, a Abin construiu também centros de inteligência, em que profissionais do setor trocarão dados com a Interpol e outras agências de informação de Inglaterra, Israel, Alemanha, Espanha, dentre outros, sobre suspeitos. Policiais internacionais irão acompanhar descaracterizados torcidas procedentes de seus países e a PF já recebeu dados de integrantes de torcidas violentas, como os Hooligans, para adotar medidas, como proibir a entrada no país ou a entrada nos estádios. Todos os nomes dos compradores de ingressos foram informados para os serviços de inteligência.

Haverá ainda uma central, em Brasília, para coordenação geral do evento e das atividades em todas as sedes.

“Tenho certeza que temos tropas militares e policiais preparadas em todas as unidades-sede. Situações específicas podem ocorrer, como em qualquer grande  evento esportivo internacional, mas nada que represente risco”, diz Monteiro, da Sesge.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.