Barbosa volta a ofender Lewandowski e tumultua segundo dia de julgamento

Demorou pouco mais de 24 horas desde o reinício do julgamento dos recursos da Ação Penal 470, conhecida como processo do mensalão, para que o presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, volta-se a afrontar e ironizar o colega Ricardo Lewandowski quando este se manifestava sobre seus votos.

No final da tarde desta quinta-feira (15), durante a segunda sessão realizada para apurar os embargos de declaração apresentados pelos réus, Barbosa Lewandowski voltaram a protagonizar debates ríspidos.

A discussão começou quando Lewandowski pediu que a apreciação de um dos recursos, apresentado pela defesa do ex-deputado Bispo Rodrigues, fosse adiada para a próxima semana, como forma de ser melhor avaliada pelo colegiado. Barbosa afirmou que ele estava querendo “fazer chicana”, dando a entender que o ministro pretendia tornar mais demorado o rito de julgamentos.

Lewandowski pediu que o presidente se retratasse e disse que não via motivo para pressa no julgamento do recurso em questão. “Presidente, estamos com pressa de quê? Nós queremos fazer justiça”, enfatizou.

Barbosa, entretanto, rebateu que não iria se retratar sobre o caso e respondeu: “Estamos querendo fazer nosso trabalho”.

O diálogo teve continuidade com outra troca de farpas, quando Lewandowski ressaltou que estava pedindo o adiamento do caso, com base em fatos.

“Não estou brincando, não admito isso. Vossa excelência preside uma casa de tradição multicentenária”, completou. Em resposta, Barbosa acentuou que aquela se tratava de uma casa que Lewandowski “não respeitava” e encerrou a sessão.

A discussão, porém, teve continuidade no salão anexo ao plenário, com gritos entre os dois ministros e várias menções à palavra “respeito”.

O presidente do STF, conhecido por suas grosserias em público, já tinha soltado alfinetadas contra colegas na sessão anterior, mas nada que chegasse ao clima observado nesta tarde.

Ontem, numa ocasião em que o ministro Dias Toffoli disse que, por ter votado pela absolvição do réu Emerson Palmieri, estava em dúvida se deveria se manifestar nos embargos de declaração, ouviu de Barbosa: “Por favor, vote, mas com seriedade”.

“O voto é meu e de mais ninguém. Vossa Excelência, então, presida a mesa de maneira séria”, devolveu Toffoli.

O presidente do tribunal também ironizou o ministro Luiz Roberto Barroso, quando este fez uma menção aos advogados da defesa que apresentaram seus recursos, lembrando que já foi advogado, ou seja, já tinha estado “do outro lado”.

“Sim, mas o senhor hoje está aqui, não?”, frisou Barbosa. Luiz Barroso, empossado recentemente, iniciou sua participação no julgamento com uma declaração em que enfatizou que o mensalão “não foi o maior escândalo de corrupção do Brasil, e sim o mais investigado” e já teria desagradado ao colegiado do STF quando afirmou, anteriormente, que “o julgamento do mensalão foi um ponto fora da curva”.

Ao avaliar o que ocorreu, o ministro Celso de Mello ressaltou que o episódio é ruim para a credibilidade do Supremo, principalmente, “em termos do entendimento que deve haver no colegiado”.

“Não podemos deixar que a discussão descambe para o campo pessoal”, afirmou, ao acrescentar: “Acho que houve um arroubo de retóricas e, a essa altura, o presidente deve estar arrependido”.

Fonte: RBA

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.