Brasil aproveita torneio mundial de educação profissional para atualizar tecnologia

Leipzig (Alemanha) – A WorldSkills Competition 2013, torneio mundial de educação profissional, que ocorre em Leipzig (150 quilômetros da capital Berlim), é uma oportunidade para a indústria brasileira e o setor de serviços atualizarem conhecimentos tecnológicos e incorporarem novos processos produtivos. A opinião é de José Luís Leitão, responsável técnico pela equipe brasileira que participa da competição.

Segundo ele, os 41 alunos brasileiros (fotos) que participam da competição “estão preparados” para disputar os primeiros lugares na competição, em especial em áreas onde já provaram ter vocação em edições passadas do torneio, como tecnologia da informação, desenho mecânico e mecânica com controle numérico.

Mas além de medalhas, a comitiva brasileira também “observa com olho clínico” as provas práticas em modalidades que não alcança tanto sucesso. Para Leitão, a participação na competição, que envolve mais de 50 países (incluindo os de maior economia), é uma oportunidade para “criar massa crítica nacional”, rever conteúdos dos cursos de formação profissional, atualizar o parque manufatureiro e inovar o trabalho na indústria e na prestação de serviços. “É importante que a gente venha a esse evento para captar tudo que existe de novo e levarmos de forma consolidada para dentro do Brasil”.

Segundo ele, é o que tende a ocorrer, por exemplo, na área de funilaria para automóveis. Os principais concorrentes do Brasil já dominam a pintura a base d’água (em vez do uso de solvente) e colam peças nos carros sem utilizar soldagem a fogo. “Precisamos melhorar em algum grau de domínio [dessas tecnologias]. Essa é uma das razões para estarmos aqui”, defendeu.

Leitão admite, no entanto, que em algumas áreas há padrões produtivos consolidados internacionalmente, mas que não interessam ao Brasil ou fogem da “vocação nacional”, se referindo no primeiro caso à construção de telhados (feitos para suportar o peso da neve) e, no segundo, à culinária.

Apesar de pratos brasileiros serem apreciados por estrangeiros, os juízes da WorldSkills Competition tendem a preferir cardápios padronizados, cuja a culinária francesa é mais influente. Para ele, o Brasil tende a se sair melhor onde os critérios sejam menos subjetivos. “Qual o sabor padrão desse prato que é feito com mais manteiga e menos ovo? Isso é muito subjetivo e é diferente de uma medida estabelecida para o mundo inteiro”, comparou a outras provas.

A WorldSkills Competition 2013 vai até domingo (7) à noite quando serão divulgados os resultados finais. Durante o torneio, que começou hoje de manhã, não são apresentados resultados parciais. Amanhã (4), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará uma palestra em evento paralelo à competição.

Fonte: Agência Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.