Brasil tem carência de 150 mil professores em ciências naturais

“Tornar mais atrativa a carreira do magistério no Brasil”. Esse é o principal objetivo do Quero ser professor, novo programa do Ministério da Educaçãoque pretende suprir uma carência de 150 mil professores de matemática, física, química e biologia e deverá ser lançado nos próximos dois meses, de acordo com o coordenador Mozart Neves Ramos. Antes do lançamento, porém, o MEC pretende ouvir o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), as universidades e as sociedades científicas.

Com nome ainda provisório – será analisado pela área de comunicação do MEC, o programa deverá funcionar em regime de colaboração envolvendo o MEC, as secretarias de Educação dos estados e as universidades com boa avaliação no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

É um programa para tentar melhorar o desempenho de alunos e professores nas disciplinas da área de ciências naturais, tanto no ensino médio quanto no superior. “São as matérias com maior déficit de professores no País. Estima-se que o déficit nessas matérias seja da ordem de 150 mil”, afirma Mozart Neves, que também é conselheiro do Todos pela Educação.

O Programa atuará em três eixos: criação de “clusters” de desenvolvimento de ensino, envolvendo professores e alunos das universidades e das redes estaduais de ensino (o foco); desenvolvimento de ações que visem a redução da evasão nos cursos de licenciaturas em química, física, matemática e biologia; certificação pós-graduanda de professores da rede de ensino e melhoria no plano de carreira, associado ao seu desempenho em sala de aula.

Com relação à terceira frente do programa, os docentes só receberão o diploma da pós-graduação se houver a comprovação de que seus estudantes melhoraram, exigência inédita em programas federais de educação. “A ideia é que a certificação leve de fato a uma melhoria de desempenho do professor em sala de aula. É preciso ir além da titulação, é preciso que ela chegue até a sala de aula, e assim espera-se que a própria universidade acompanhe e auxilie esse professor após suas atividades na universidade”, explica o coordenador.

Mozart acrescenta que , quanto à avaliação, “existem instrumentos de aferição, mas vamos discutir melhor com os demais atores sobre isso. Será um processo construído em regime de cooperação”, conclui.

PERFIL – Reitor da Universidade Federal de Pernambuco por oito anos (1996-1999 e 2000-2003) e secretário estadual de Educação entre 2003 e 2006, Mozart Neves Ramos divide a agenda entre o Recife, devido às aulas de graduação, mestrado e doutorado na área de química da Univresidade Federal de Pernambuco (UFPE), e São Paulo, onde realiza as atividades do Programa Todos pela Educação, do qual é conselheiro.

Fonte: NE10

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

DEPUTADO GONZAGA PATRIOTA BOA TARDE!!!!EU MARIA ZENAIDE SANTANA SANTOS CONHECIDA COMO ZENAIDE DE BASTO, PROFESSORA HÁ 32 ANOS. ESTOU DE LINCENÇA PREMIO A CAMINHO DE DA APOSENTADORIA. QUERO LHE DIZER QUE DENTRO DO ESTADO DE PERNAMBUCO O MELHOR SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DO ESTADO QUE JÁ TIVEMOS É ESTE SER HUMANO PROFESSOR MOZART NEVES RAMOS ESTE SIM DEVERAIA SER O MINISTRO DA EDUCAÇÃO. ELE TEM UMA CAPACIDADE INVEJAVEL DE SER EDUCADOR. ELE TEM UM SERVIÇO PRESTADO AS ESCOLAS DE SALGUEIRO NO PERIODO DO EX GOVERNADOR JARBAS VASCONSELOS. A ESCOLA PROFª MAURINA RODRIGUES DOS SANTOS QUE FICA NO BAIRRO COHAB TEM UMA GRANDE OBRA DADA POR ELE QUE É A QUADRA ESPORTIVA. UMA DAS MAIORES RIQUEZAS DENTRO DOS MEUS 14 ANOS DE GESTAO A ESCOLA MAURINA FOI ESTA QUADRA QUE TANTO A COMUNIDADE SOLICITAVA. PROF° MOZART FOI QUEM DEU TODO APOIO A CONSTRUÇÃO DA MESMA, FICANDO EM PROJETO A COBERTA DA QUADRA MAIS NÃO FOI POSSIVEL. O GOVERNO PERDEU A ELEIÇAO E FICAMOS NA PROMESSA. MUDAMOS DE GESTAO NA GRE ONDE A ESCOLA PERDEU TODO APOIO OU MELHOR O MEU TRABALHO DEIXOU DE SER RECONHECIDO PELO NOVO GESTOR QUE O SENHOR SABE MUITO BEM QUE É. APARTIR DE JANEIRO/13 ENTREGUEI A DIREÇÃO DA ESCOLA E SAI SEM NEM UM OFICIO EXPEDIDO PELO GESTOR COMUNICANDO QUE EU TINHA QUE ENTREGAR A ESCOLA.A CONSIDERAÇAO FOI como se nao tivesse UMA GESTORA TRABALHANDO na escola direcionada pela GRE. POR ISSO EU DIGO, EU APOSTO TUDO EM PROFESSOR MAZART ESTE SIM, EU APROVO, EU VOTO, EU ACREDITO NAS PROPOSTAS DELE.ELE AGI COM BOM SENSO E NAO MISTURA PARTIDO POLITICO, ELE QUER SABER SE FAZ O TRABALHO COM QUALIDADE DENTRO DA EDUCAÇAO .O SENHOR TEM ACESSO A EDUCAÇÃO VEJA OS RESULTADOS DA ESCOLA MAURINA DURANTE OS MEUS MANDATOS.PROCURE SABER DE PROFESSOR MOZART SE ELE CONHECE ZENAIDE QUE FOI DESTORA DA ESC.MAURINA EM SALGUEIRO. CONVERSE COM ALVINHO QUE ELE SABE TUDO DO MEU TRABALHO. MOZART NEVES RAMOS E GONZAGA PATRIOTA FAÇA ALGUMA COISA POR SALGEURO. UM GRANDE ABRAÇO E ESPERO SUA VISRA NA MINHA CASA.ZENAIDE DE BASTO.

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.