Centrais sindicais protestam contra a PL-4330

Protesto Contra PL 4330/Terceirizacao/Centrais Sindicais/Fiepe/ERepresentantes de várias centrais sindicais de trabalhadores realizaram uma manifestação, na manhã desta terça-feira (6), contra o Projeto de Lei 4330/2004 (PL 4330), que atualmente está tramitando na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados. O documento trata da regularização da terceirização de trabalhadores pelas empresas, mas as centrais são amplamente contra a proposta.

O protesto dos trabalhadores ocorreu de forma pacífica, em frente à Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), e contou com a presença de vários representantes das centrais sindicais, como CUT, Força Sindical, UGT, Nova Central e CTB, além de sindicatos de variadas categorias profissionais. O objetivo, segundo as centrais, foi o de chamar a atenção da sociedade na defesa dos direitos dos trabalhadores.

O movimento de hoje também ocorreu de forma simultânea no Complexo Portuário de Suape e nos sindicatos das categorias, de acordo com Carlos Veras, presidente da CUT em Pernambuco. Ele confirmou duas novas manifestações para os próximo dias. A primeira deve ocorrer no próximo dia 13 e será uma vigília de vários representantes de centrais sindicais em frente ao Congresso Nacional. Já a segunda deve acontecer no dia 30 e promete parar o país.

Após a movimentação inicial, as lideranças das centrais sindicais foram recebidos pelos vices-presidentes da Fiepe, Oscar Rache e Aurélio Nogueira. No encontro, elas entregaram aos representantes do empresariado um documento oficializando o posicionamento da classe trabalhadora contra a aprovação da proposta, que pode ir ao plenário de votação na Câmara dos Deputados até o próximo dia 13.

“Somos contra a PL-4330 por que ela vai atingir ainda mais os direitos dos trabalhadores. A proposta é um incentivo ao fim do concurso público, que só atende a interesses eleitorais, além de ampliar a ‘quarteirização’, onde as empresas terceirizadas vão terceirizar a escolha dos empregados. Além disso, fere os encargos sociais e vai estimular o rodízio de trabalhadores, entre outros pontos ligados a aposentadoria, jornada de trabalho e dafasagem salarial”, disse Carlos Veras, presidente da CUT em Pernambuco.

A Fiepe, assim como outros entidades ligadas ao setor empresarial, já se posicionou a favor da aprovação da PL-4330, mas disse que busca um entendimento com a classe trabalhadora no sentido de chegar a um acordo sobre os pontos que julga importantes para as duas partes. O órgão defende a implantação da proposta alegando, entre outras razões, que a regulamentação da terceirização vai melhorar a produtividade.

“Reconhecemos que há deficiências na atual forma de terceirização vigente, mas entendemos que a regularização da PL-4330 é necessária para garantir ainda mais os direitos dos trabalhaores, principalmente em relação à especialidade das empresas e ao registro de trabalhadores. Queremos ampliar a responsabilidade das empresas envolvidas neste processo”, afirmou o vice-presidente da Fiepe, Oscar Rache.

“Reivindicamos que esta proposta seja suspensa e a votação na Câmara dos Deputados não deve ocorrer antes que todas as partes envolvidas chegue a um consenso. Vamos realizar um mobilização nacional no dia 30 para reafirmar a nossa posição de defesa dos direitos dos trabalhadores contra a PL-4330”, completou Veras.

Fonte: Diario de PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.