Cerca de 70% das escolas de Pernambuco aderiram à educação em tempo integral

MAIS-EDUCACAO-CAPOEIRA

Em Pernambuco, o número de adesão de escolas do ensino fundamental ao Programa Mais Educação cresceu 70,6%, entre 2010 e 2012. Nesta quinta-feira (27), Recife recebe técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para orientar escolas que participam do programa sobre a prestação de contas dos recursos recebidos. Os recursos do governo federal são depositados na conta das escolas para custeio de atividades da educação integral. Atualmente, dos 185 municípios pernambucanos, 174 têm escolas no programa.

Após a criação de um comitê, Pernambuco começou a atuar em seis cidades da região metropolitana de Recife, o que possibilitou maior diálogo com as secretarias municipais de Educação. Em 2011, o comitê promoveu o primeiro fórum de educação integral. O segundo está previsto para outubro ou novembro deste ano.

Entre as ações de estímulo ao Mais Educação no estado, em 2011, foi oferecido o curso Educação Integral: Gestão Pedagógica na Relação Conhecimento-Saber, com 170 horas de duração, para 200 coordenadores, gestores das secretarias, alunos de licenciatura e educadores sociais. Em 2012, o curso de múltiplos saberes, para 106 profissionais, com 176 horas de duração. Ainda para este ano estão previstos cursos de extensão e aperfeiçoamento.

Para fortalecer e ampliar a educação integral pública na educação básica, estados e municípios devem constituir comitês, considerados instâncias de gestão do Mais Educação. O objetivo é enraizar propostas e ampliar a vivência da gestão compartilhada de políticas públicas educacionais e o regime de colaboração entre as secretarias e seus parceiros.

Dados da Coordenação-Geral de Educação Integral da Secretaria de Educação Básica (SEB) mostram que já constituíram comitês os estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco. Os primeiros comitês surgiram com a criação do programa Escola Aberta, em 2008. Depois, estenderam-se ao Mais Educação.

As informações são do Portal Brasil.

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

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Taxa de abandono escolar no Ensino Médio na rede pública mais que dobra em 2021, aponta Inep

Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostram que a taxa de abandono escolar no Ensino Médio na rede pública mais que dobrou no ano passado. Em 2020, o percentual de estudantes que abandonaram instituições foi de 2,3%, enquanto que, em 2021, a taxa foi de 5%. Os números foram divulgados nesta quinta-feira (19) pelo Inep e integram os resultados finais da segunda etapa do Censo Escolar da Educação Básica 2021. A primeira etapa foi divulgada no início deste ano (veja mais abaixo). No ensino fundamental, a taxa de abandono escolar foi de 1%, em 2020, para 1,2%, em 2021. A única rede que não apresentou elevação foi a privada. Ainda, segundo o levantamento, a região Norte do país foi a que mais sofreu com o abandono dos alunos. Enquanto o país teve um índice de 5% no ensino médio, juntos, os estados do Norte acumularam uma taxa de 10,1% de abandono. Já na etapa do ensino fundamental, o valor foi de 2,5% nesta região. Taxas de aprovação e reprovação A segunda etapa do Censo apontou ainda para uma redução da taxa de aprovação na rede pública em todas as etapas de ensino em comparação com o ano de 2020. Os dados vem após uma certa estabilidade nas taxas de aprovação e reprovação dos alunos em decorrência da pandemia de covid-19 e das estratégias para o seu enfrentamento — como a adoção do “contínuo curricular”, medida que “juntou” os anos letivos de 2020 e 2021 para evitar o aumento da reprovação. Ensino Fundamental Em 2020, a taxa de aprovação nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), na rede pública, foi de 98,9%. Já em 2021, esse percentual caiu para 97,6%. Essa redução de 1,3 ponto percentual entre um ano e outro foi a primeira nos últimos cinco anos. Ou seja, com essa queda na aprovação, consequentemente, houve um aumento na reprovação entre 2020 e 2021. Nos anos finais do ensino fundamental, os índices de aprovação caíram em todas as dependências administrativas da rede pública. Em 2020, essa taxa foi de 97,8%. No ano passado, as aprovações diminuíram para 95,7%. As taxas de reprovação nessa etapa também aumentaram, passando de 0,8% para 2%. Ensino Médio Já no ensino médio, a taxa de aprovação caiu de 95% para 90,8% em relação ao ano de 2020. Esse movimento tem reflexo no índice de reprovação: no ano passado, a taxa nessa etapa de ensino foi de 4,2%, um aumento de 1,5 ponto percentual em comparação com 2020 (2,7%). Os dados vem após uma certa estabilidade nas taxas de aprovação e reprovação dos alunos em decorrência da pandemia de covid-19 e das estratégias para o seu enfrentamento — como a adoção do “contínuo curricular”, medida que “juntou” os anos letivos de 2020 e 2021 para evitar o aumento da reprovação. Ensino Fundamental Em 2020, a taxa de aprovação nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), na rede pública, foi de 98,9%. Já em 2021, esse percentual caiu para 97,6%. Essa …

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