Cielo é bicampeão nos 50 m borboleta do Mundial; Nicholas Santos é 4º

O brasileiro Cesar Cielo comemora a vitória nos 50 m borboleta no Mundial de BarcelonaCesar Cielo conquistou a medalha de ouro dos 50 m borboleta no Mundial de Barcelona, na Espanha, nesta segunda-feira, e se sagrou bicampeão da prova. Nicholas Santos, por sua vez, ficou em quarto lugar.

Cielo cravou o tempo de 23s01 para ganhar a sua segunda medalha de ouro da prova –ele venceu também em 2011, em Xangai, na China. A medalha de prata ficou com o americano Eugene Godsoe (23s05), enquanto o francês Frederick Bousquet (23s11) conquistou o bronze. Nicholas terminou a disputa com o tempo de 23s21.

“É minha décima medalha de Mundial. Quando eu era um menino, eu não podia imaginar que fosse chegar aqui. Se o mundo acabar amanhã, eu estou feliz. Vou me divertir”, afirmou Cielo em entrevista para o canal SporTV.

Esta foi a sétima medalha do Brasil no Mundial de Barcelona, a segunda na natação. A primeira foi de Felipe Lima, bronze nos 100 m peito. As outras foram obtidas na maratona aquática.

A prova colocou lado a lado os mais velozes do mundo na atualidade nos 50 m borboleta e rivais dentro de casa. Os dois haviam se classificado para a final com os melhores tempos das semifinais, os melhores desta temporada.

Nicholas, 33, avançou à decisão com 22s81. Cielo, 26, ficou logo atrás, com 22s86. A rivalidade carregada pelos dois para o Mundial foi moldada dentro de casa.

Os nadadores travam disputas acirradas nos campeonatos no Brasil. No Troféu Maria Lenk deste ano, por exemplo, Nicholas ganhou o ouro nos 50 m borboleta. Cielo ficou com a prata. E, ao mesmo tempo em que acirraram a rivalidade, os nadadores se aproximaram.

Os dois treinaram juntos no Pinheiros, em São Paulo, e dividiram casa em Auburn. Quando o campeão mundial quis montar sua própria equipe após sua passagem pelos EUA, Nicholas entrou na aventura com ele.

Os dois treinaram juntos na PRO 2016 de 2011 até o fim do time, no início do ano. Cielo decidiu parar de trabalhar com o técnico Alberto Pinto, o Albertinho, e convidou o norte-americano Scott Goodrich para orientá-lo.

Nicholas continua a trabalhar com Albertinho. Cielo dizia que Nicholas o ajudava muito nos treinos, porque tinha um adversário à altura para desafiá-lo. E acredita que os anos de treinamento lado a lado ajudaram os dois a evoluir.

Nicholas não pôde tentar brigar por medalha com Cielo em Xangai-2011. Ele perdeu a vaga por causa do caso positivo de doping que atingiu a PRO 2016.

Os nadadores foram apenas advertidos, e Cielo competiu. Mas Nicholas, por ter testado positivo no Troféu Maria Lenk, teve seus tempos cancelados. Era exatamente a marca obtida naquela competição que dava a vaga a ele.

Fonte: Folha de S.Paulo

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.