Dilma e Lula pressionam e Haddad cede

O prefeito Fernando Haddad (PT) resistiu até o último minuto a bancar com recursos municipais a redução da tarifa de ônibus para R$ 3 porque queria que o governo Dilma promovesse nova desoneração fiscal. A presidente Dilma Rousseff, porém, não concordou com a nova ajuda, forçando Haddad a reduzir o preço da passagem com dinheiro da Prefeitura.

As declarações do prefeito, de dirigentes do PT e de ministros, ao longo do dia, expuseram as divergências entre Haddad e o governo federal. Dilma e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pressionaram o prefeito, em conversa na terça-feira, 18, à noite, a recuar no preço da tarifa do transporte coletivo, na tentativa de conter a forte onda de protestos nas ruas. A preocupação do Palácio do Planalto é com o impacto das manifestações na imagem de Dilma, candidata à reeleição, e de governantes do PT, num momento de escalada da inflação, juros altos e baixo crescimento.

Segundo a reportagem apurou, a presidente e seu padrinho político disseram a Haddad que era preciso voltar atrás e fazer um recuo tático para dar tempo de construir uma solução mais à frente. A avaliação era de que o prefeito estaria perdendo a batalha da comunicação para o governador Geraldo Alckmin (PSDB), que concorrerá a um segundo mandato. Haddad não se conteve e respondeu que não tinha de onde tirar o dinheiro, a menos que cortasse investimentos programados para a cidade.

A esperança do prefeito era de que o governo federal aceitasse negociar em cima do projeto de lei que institui o Regime Especial de Incentivos para o Transporte Coletivo Urbano e Metropolitano de Passageiros. A proposta, em fase final de tramitação, prevê desonerações do PIS-Cofins do óleo diesel, de veículos e pneus, além da retirada de tributos estaduais, como o ICMS, e até municipais.

Foi combinado então que a revogação do reajuste seria anunciada somente na sexta-feira, quando estava programada uma nova reunião com representantes do Movimento Passe Livre (MPL). A antecipação foi uma consequência direta dos efeitos do protesto de terça-feira. Haddad não esperava que parte dos protestantes protagonizassem uma tentativa de invasão ao prédio da Prefeitura que abriu caminho para uma onda de violência e saques no entorno de seu gabinete, e com transmissão ao vivo pela TV.

Com assessores, secretários municipais e até guarda-civis metropolitanos encurralados na Prefeitura, Haddad foi buscar sossego em casa, no bairro do Paraíso, zona sul de São Paulo. A trégua, porém, durou pouco. Por volta das 22h, o prédio do prefeito já estava tomado pelos manifestantes, que o chamavam de “covarde” e “ladrão”.

O coro assustou não só o petista, mas a família dele. Pessoas próximas ao prefeito contam que a filha dele, Ana Carolina, de 13 anos, caiu no choro com medo de que o apartamento fosse invadido. Os vizinhos também gritavam, pedindo silêncio e ameaçando chamar a polícia.

Sob a orientação de Dilma, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, não aceitou ceder. Em reuniões reservadas, Mantega deixou claro que não poria em risco a credibilidade das contas públicas para fazer mais desonerações. Mais: lembrou que, no intuito de ajudar Estados e municípios a não aumentarem ainda mais o preço das passagens, o governo federal já havia desonerado a Cide dos combustíveis e o PIS-Cofins sobre o faturamento obtido por meio das passagens. Além disso, prometeu reduzir tributos sobre a folha de pagamentos do setor de transportes a partir de janeiro de 2014. “Não temos condições de fazer mais reduções de tributos agora”, afirmou Mantega. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: Agência Estado

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

ESSAS MANIFESTAÇÕES NEM PRECISAVAM ACONTECER, BASTA APENAS QUE O TEXTO DA NOSSA CARTA MAGNA DE 1988 SEJA CUMPRIDA. NÃO PRECISA PROTESTAR QUANDO HOUVER MAIS U.T.Is NOS HOSPITAIS, ESCOLA DE BOA QUALIDADE PARA TIRAR DA MAGINALIDADE AS NOSSAS CRIANÇAS, ENSI-
NANDO EM HORÁRIO INTEGRAL.
PARA ISSO ESPERAMOS MAIS CURSOS PROFISSIONALIZANTES, ISONOMIA NOS CARGOS POSTOS A DIS-
POSIÇÃO ATRAVES DE CONCURSOS PÚBLICOS, NÃO COM ALTOS SALÁRIOS SÓ PARA OS FILHOS DOS ALO-
PRADOS PROTEGIDOS DA CLASSE PREDILETA MAS, COM SALÁRIO DO NÍVEL INTERMEDIÁRIOS QUE SÃO
EM MAIOR ESCALA/TABELA, PARA OS FILHOS DOS ASSALARIADOS.
SE DIVIDIR O BOLO ALIMENTA TODAS AS CLASSES, SE NÃO DIVIDIR A MAIORIA DESSAS CLASSES SERÃO DEVORADAS PELAS CLASSES ‘C’ E ‘D’. Tenho dito (sic) Visse, OXENTE!

URUBUPUNGADO SILVA ALUIZIO

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.