Dilma pede ao presidente alemão auxílio para a Comissão da Verdade

A presidente Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira (13) que pediu ao presidente da Alemanha, Joachim Gauck, colaboração do governo alemão para os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade, que apura violações aos direitos humanos no Brasil entre 1946 e 1988, período que inclui a ditadura militar (1964-1988). A presidente se reuniu com o líder alemão em São Paulo, onde ambos participam da cerimônia de abertura do 31° Encontro Econômico Brasil-Alemanha.

“Tenho grande admiração pelo seu [de Gauck] ativismo e trabalho para promover a verdade e a reconciliação na Alemanha reunificada. Inclusive pedi a ele o acesso a eventuais arquivos existentes na Alemanha que possam beneficiar nos trabalhos da Comissão da Verdade”, afirmou a presidente em discurso.

Dilma também defendeu o aprofundamento das relações comerciais entre Brasil e Alemanha. “Reiterei ao presidente Gauck meu desejo de aprofundar a parceria estratégica que Alemanha e Brasil mantêm entre si desde 2002. A Alemanha foi em 2012 o quarto parceiro comercial do Brasil e o maior parceiro do Brasil na União Europeia […] Nós precisamos continuar a aumentar os fluxos recíprocos de comércio e investimento entre os nossos dois países. É importante também intensificar nosso intercâmbio comercial”, disse Dilma.

Já o presidente alemão, em sua fala, comentou que conversou com a presidente Dilma sobre os portos brasileiros. Para esta segunda, está marcada uma sessão na Câmara para votar a MP dos Portos, medida editada pelo governo que pretende criar um novo marco regulatório para o setor. A votação é importante para o governo porque a MP perde a validade se não for aprovada no Congresso até quinta-feira (16).

“A presidente falou na questão dos portos brasileiros, algo que esta sendo tratado agora no Congresso brasileiro. É uma contribuição para a melhoria do clima de investimentos no país”, afirmou o presidente alemão.

Ao final, Gauck disse que, na Alemanha  ouviu falar em eventuais problemas entre a presidente Dilma Rousseff e a chanceler alemã, Angela Merkel.

“Na Alemanha eu ouvi falar sobre problemas eventuais entre a chanceler e a presidente e eu, claro. Não sabia o que me esperava, mas para minha grande surpresa uma presidenta calorosa também transmitiu calorosos cumprimentos à chanceler, uma presidenta que está convencida das qualidades humanas e da competência de nossa chanceler e que não tem problema nenhum de mandar esses cumprimentos”, afirmou.

Ele tambem disse comemorar o fato de o embaixador Roberto Azevêdo estar prestes a assumir o posto mais importante na Organização Mundial do Comércio.

“Os europeus tinham tomado uma outra posição e era importante para os europeus votarem unanimemente, mas isso não significa que não saibamos da elevada qualidade e competência do embaixador Roberto Azevêdo.”

Ex-comissário federal responsável pelos arquivos da polícia secreta durante a ditadura comunista, o presidente alemão cumprimentou Dilma por ter instituído uma Comissão Nacional da Verdade para apurar crimes cometidos contra civis durante a ditadura militar brasileira.

O presidente da Alemanha agradeceu a presidente Dilma pela proteção das florestas brasileiras e pelo Código Florestal.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.