Especialistas divergem sobre manifestações como tema do Enem

O tema da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) só será conhecido pelos candidatos no momento em que iniciarem a prova. Mas professores e especialistas na prova já avaliam as possibilidades de as manifestações realizadas durante este mês de junho serem ou não solicitadas aos candidatos.

R7 entrevistou especialistas no assunto. Razões técnicas e logísticas podem fazer com que as chances de os protestos serem tema da redação ou caírem em questões de múltipla escolha da prova sejam mínimas.

O professor universitário e sócio da instituição de ensino Primeira Escolha, Tadeu da Ponte, entende ser pouco provável que o tema seja solicitado no exame, embora não descarte uma chance mínima de que o assunto apareça, eventualmente como tema de redação.

— Quanto às questões do Enem, é bem pouco provável porque elas já estão processadas […], então não dá tempo para a prova deste ano. Ela já foi elaborada. Para a redação, até seria possível.

O professor reflete sobre as chances de o tema cair na redação do Enem a partir do objetivo da prova.

— Qual o objetivo de uma redação de vestibular ou do Enem? É avaliar a capacidade escrita do candidato. A intenção da banca sempre é colocar um tema que tenha forte conexão com a realidade, como no caso de provas anteriores com temas como a liberdade sem fio da internet e o Brasil como foco de imigração. Mas estes não foram os assuntos mais falados dos respectivos anos [em que foram temas]. Quanto às manifestações, pode ser que caia, mas vão pedir uma visão bastante crítica para que o candidato não venha com a redação pronta.

Caso o Enem peça para o estudante se manifestar sobre o assunto, a dica do professor é que o candidato evite argumentos prontos.

— Você pode tentar usar um argumento que domina muito em uma coisa que não serve, e assim acaba fugindo do plano da redação. Você tem que analisar e ver o que é relevante para aquele tema. Escreva algo que tem relação com o que é perguntado.

Apesar de poucas chances do tema cair na redação do Enem, Tadeu lembrou, contudo, que a redação de 2011 teve uma questão dos caras pintadas.

— A visão crítica dos movimentos populares está presente constantemente no Enem. Está na matriz de habilidade porque requer o entendimento da sociedade sobre isso.

Já para a coordenadora pedagógica do ensino médio da Oficina do Estudante, Maria Elizabete Castro, o tema deve cair no Enem.

— Para a redação, acredito que deva cair algum tema como democracia, por conta das manifestações que aconteceram em todo País. Além do conteúdo do ensino médio, o estudante precisa adquirir a capacidade de interpretação e leitura. É uma prova muito interpretativa.

Fonte: R7

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.