FPF falta audiência e organizadas estão liberadas em Pernambuco

O combate à violência das torcidas organizadas em Pernambuco voltou à estaca zero. Nesta segunda-feira, o processo que proibia a entrada das Torcida Jovem, Fanáutico e Inferno Coral nos estádios foi extinto. As três estão liberadas. Graças à ausência de um representante da Federação Pernambucana de Futebol (FPF)  na audiência de conciliação realizada na tarde desta segunda-feira, na sede do Juizado Especial do Torcedor (Jetep). Em 20 de fevereiro, o juiz titular do Jetep, José Raimundo, havia acatado parte da ação de autoria da FPF, sentenciando, em caráter liminar, a proibição do acesso das organizadas aos estádios em dias de jogos, por tempo indeterminado.

A audiência de conciliação definiria se o processo teria prosseguimento ou se haveria acordo entre as partes. No entanto, compareceram apenas os representantes das três torcidas com seus respectivos advogados, o promotor José Bispo, pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e o juiz titular do Jetep.

“Mesmo intimada, a FPF não apareceu. Por se tratar de um processo cível, e não criminal, a lei diz que o processo deve ser extinto sem resolução do mérito caso não haja representante do autor da ação na audiência. Foi exatamente o que aconteceu. O MPPE ficou de mãos atadas. Agora, tudo voltou à estaca zero. Vamos esperar o que vai acontecer daqui pra frente. Se ocorrem novos casos de violência, nosso papel no MPPE será provocar a Justiça e entrar com uma nova ação”, explicou o promotor José Bispo.

O cadastramento e a versão da FPF

O presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, argumenta que a entidade decidiu encerrar o processo depois de analisar a constitucionalidade do cadastramento imposto às organizadas – medida que era tratada como uma solução prática para tentar coibir a ação dos vândalos infiltrados nas torcidas.

“Depois de algumas reuniões com representantes da Justiça, entendemos que seria inconstitucional tentar impor o cadastramento. As organizadas são entidades privadas e só elas podem exigir o cadastramento de seus membros. É algo que foge da alçada da Federação. Foi um exagero de nossa parte achar que seria possível obrigá-las a acatar tal medida. Por isso voltamos atrás. Seria algo frágil judicialmente. Cairia mais à frente”, explicou Carvalho.

De acordo com o presidente da FPF, ainda que a entidade não tivesse mudado de opinião, seria impossível assumir o ônus do cadastramento, pois, segundo ele, a verba federal requerida para a implantação do projeto não foi liberada, mais um ponto que gerou o enfraquecimento da causa. Extinção do processo à parte, Carvalho lembrou: há mais de dois anos, corre na Justiça uma ação do MPPE que pede a extinção das organizadas.

Fonte: G1 PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.