Funcionários dos Correios em Pernambuco decidem continuar greve

dae89ac99ca463274e8c187db1e0c371.jpgApós assembleia na tarde desta quarta (18), os funcionários dos Correios em Pernambuco decidiram continuar a greve no Estado, deflagrada na última sexta (13). Em reunião em frente à sede da empresa no Recife, na Avenida Guararapes, no Centro, a categoria definiu pela paralisação por discordar do reajuste salarial de 8% proposto pela ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafo (ECT). Outro ponto de divergência entre as partes é a recusa dos trabalhadores em aceitar as novas regras internas para o plano de saúde oferecido.

A assembleia aconteceu um dia depois do encontro entre a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect) e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafo (ECT) no Tribunal Superior do Trabalho (TST). A reunião terminou sem acordo entre patrões e empregados. Agora o TST realizará o sorteio de um ministro relator para o julgamento do dissídio, sem data prevista para ocorrer. Os funcionários pretendem realizar uma nova assembleia nesta sexta-feira (20), às 16h, também em frente à sede dos Correios na capital pernambucana.

Os funcionários dos Correios reivindicam piso salarial de R$ 1.400, o que significa 40% no piso atual – atualmente o valor é R$ 1.004. Tal remuneração é paga para atendentes comerciais, carteiros e operadores de triagem transbordo (OTTs). “Os trabalhadores acreditam que a empresa ainda pode avançar na elevação salarial”, afirma o secretário geral do Sintect-PE, Hallison Tenório.

Além disso, a categoria afirma que suas perdas salariais ultrapassam os 45%. Assim, a pauta inclui ainda reajuste do valor do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), estimado em mais de 6% para 2013, e pelo menos 10% para reparar o que já foi perdido. “Estamos abertos a negociação com a empresa desde o início, inclusive antes do julgamento no TST. O que não podemos aceitar é uma perda ainda maior”, disse o diretor de comunicação do Sindicato em entrevista ao NE10, Luciano Batista.

A questão do plano de saúde também é um fator determinante na paralisação da categoria pernambucana. “Hoje nós temos garantias para os funcionários antigos. Podemos até incluir pai e mãe a partir dos 58 anos, desde que eles tenham uma renda de até 1,2 salários mínimos. Para os novos funcionários, quem ficará responsável pelo plano de saúde é a empresa denominada Postal Saúde. Ela poderá fazer as modificações que achar melhor, com a ressalva de não mexer com quem já tem o plano. Quem for incluído no plano agora não terá os mesmos direitos que os antigos já tem”, explica Tenório.

Ainda segundo o secretário geral do Sintect-PE, os aposentados também continuam com as antigas regras. Mas aqueles que pretendem se aposentar serão inclusos nas novas regras. “Eles alegam que não farão nenhuma modificação a título de exclusão, mas a título de inclusão eles podem modificar”.

De acordo com a contabilização do Sindicato nesta quarta, foi registrado no interior do Estado o maior índice de paralisação, com 85% das atividades paralisadas na área operacional. No Recife e Região Metropolitana, o sindicato afirma que 65% da categoria na área operacional está de braços cruzados.

EMPRESA – 
Em comunicado enviado à imprensa, os Correios informou que, em Pernambuco, foram contabilizados nesta quarta-feira (18) 93,39% do efetivo em atividade normal. A empresa conta, atualmente com cerca de 3.900 empregados no Estado. “A rede de atendimento está aberta em todo Brasil e todos os serviços estão disponíveis – com exceção da postagem, entrega e coleta de encomendas com hora marcada nos locais acima citados”, ressaltou a nota divulgada.

Fonte: Agência Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.