Governo de Pernambuco promete responder pauta de manifestantes até o dia 9

aApós receber os manifestantes da Frente de Luta Pelo Transporte Público, na noite desta quarta-feira (31), o secretário-executivo da Casa Civil, Marcelo Canuto, garantiu que a pauta com as 13 reivindicações do movimento será respondida pelo Governo do Estado até o próximo dia 9 de agosto.

A reunião ocorreu na sede do Grande Recife Consórcio de Transporte, empresa responsável pela regulamentação e fiscalização do serviço de transporte público na Região Metropolitana, e também contou com a presença do presidente da companhia, Nelson Menezes. A sede do Grande Recife foi o destino final do protesto organizado pela Frente para reinvidicar melhorias no transporte público e o passe livre para estudantes e trabalhadores desempregados.

Ao final do protesto, os manifestantes exigiram entregar a pauta de reivindicações a um representante do Governo. Após negociações, foi definida uma comissão de 11 pessoas para ser recebida por Marcos Canuto e Nelson Menezes.

O estudante Marco Vinícius, que faz parte da Frente, achou que o encontro foi positivo e espera que o Governo cumpra com a promessa. Segundo ele, uma nova reunião está prevista para o dia 9 de agosto, mas o horário e local ainda serão definidos.

PROTESTO – Ao chegar na frente do consórcio, o grupo bloqueou a passagem dos carros na Avenida Engenheiro José Estelita no sentido Cidade-Subúrbio, o que causou irritação em alguns motoristas e muitos chegaram a discutir com os manifestantes. Representantes do Grande Recife afirmararam que só iriam receber a comissão se o grupo desobstruísse a via. Depois de alguns impasses sobre a participação de um integrante da Mídia Ninja (de Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação), que terminou sendo liberada, a comissão foi autorizada a entrar para a reunião. A imprensa não foi autorizada a assistir o encontro.

O movimento “5º Ato – À Luta, Recife” seguiu em caminhada na tarde desta quarta (31) por vias no Centro do Recife em protesto por melhorias para o transporte público e a implantação do passe livre para estudantes e trabalhadores desempregados. A mobilização, totalmente pacífica em seu percurso, começou com cerca de 50 pessoas e ao chegar no ponto final, contou com a participação de, aproximadamente, 150 pessoas. O grupo foi acompanhado por equipes da Polícia Militar (PM) e agentes da CTTU (Companhia de Trânsito e Transporte Urbano).

O trânsito ficou complicado no centro da cidade. Na Avenida Conde da Boa Vista, principal corredor do Centro, motoristas enfrentaram retenções nos dois sentidos da via. Outro ponto crítico foi na Avenida Guararapes. Seguidores do JC Trânsito comentaram no Twitter que as retenções deixaram muitos usuários do transporte público impacientes. Muitas pessoas desceram dos coletivos e optaram por fazer o percurso a pé.

CONFUSÃO – A concentração na Praça do Derby, área central da cidade, marcada para as 14h, começou com um princípio de tumulto entre policiais e um pequeno grupo de manifestantes mascarados. Agentes da Rocam revistaram dois manifestantes que utilizavam máscaras, obrigando os jovens a tirarem os acessórios. Outros manifestantes que estavam no local protestaram contra a ação dos policiais, cercando o grupo com gritos e frases de indignação. Uma equipe do Gati chegou no momento da confusão e o tumulto acabou.

MOVIMENTO – O trajeto da mobilização não foi revelado pela organização, assim como o destino final da caminhada. O ato desta quarta, segundo organizadores, funciona como uma espécie de convocatória para um grande protesto marcado para o dia 8 de agosto. Divulgado através das redes sociais, o “5º Ato – À Luta, Recife”, assim como os outros protestos, começou com concentração na Praça do Derby, às 14h.

Mais de 5 mil pessoas confirmaram presença no evento, organizado pela Frente de Luta Pelo Transporte Público. O objetivo dos manifestantes era entregar ao governador a pauta de reivindicações do movimento, diferentemente do que ocorreu no ato realizado no último dia 26 de junho, quando houve impasse nas negociações e a carta não foi entregue. Naquele dia, o Governo informou que apenas uma comissão formada por cinco pessoas seria recebida. Com várias lideranças, os manifestantes alegaram que o número era insuficiente e que o grupo deveria ser de 30 pessoas.

Fonte: NE10

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.