Grito dos Excluídos e desfile de ciclistas nus apresentam reivindicações dos recifenses no Dia da Independência

faaaa0f3337ba256ff1e21e0511fc423.jpg

Passe livre, reforma política e melhorias nos sistemas de saúde e educação voltam à pauta de reivindicações dos recifenses neste sábado (7), Dia da Independência. Dois meses e muitas manifestações depois do protesto que levou pelo menos 52 mil pessoas ao Centro da capital pernambucana, movimentos sociais reúnem-se para voltar às ruas no Grito dos Excluídos, que completa 19 anos este ano. Simultaneamente, ativistas fazem o primeirodesfile ciclístico nu de 7 de setembro.

O Grito dos Excluídos tem concentração às 9h, na Praça Oswaldo Cruz, no bairro da Soledade, na área central. Após manifestação cultural sobre o tema deste ano – Juventude que ousa lutar constrói o projeto popular -, grupos religiosos progressistas, movimentos sociais, centrais sindicais e a recém-criada Frente de Luta pelo Transporte Público saem, às 10h, pela Avenida Conde da Boa Vista, no bairro de mesmo nome. O destino é a Basílica de Nossa Senhora do Carmo, em Santo Antônio, ainda no Centro. A expectativa da organização é que pelo menos mil pessoas participem da manifestação.Mapa_Grito
O ato começa na Praça Oswaldo Cruz e termina ao lado da Feira de Flores (Fonte: Google Maps)

O objetivo do Grito dos Excluídos é mostrar a força das organizações populares. “Fazemos uma demonstração simbólica da força do próprio povo, construída quando ele se organiza”, explica o coordenador do ato, Eduardo Mara.

Para ele, este é um ano atípico de lutas. “Vimos que há muita gente querendo uma mudança e queremos debater com essa nova geração de jovens que foram para as ruas (em manifestações desde junho) um projeto de nação soberana”, afirma. Essa soberania, para Mara, vem através das reivindicações dos grupos que participaram da onda nacional de manifestações através do #vemprarua: reforma política, melhorias em saúde e educação e debate sobre democratização da mídia.

Para a Central Única de Trabalhadores (CUT) em Pernambuco, também estão na pauta questões como o fim do fator previdenciário; a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, sem perdas salariais; além de mais investimentos em saúde e educação. “Seja por qualquer meio – plebiscito, propostas no Congresso -, o importante é que ocorra a reforma política”, defende o presidente da central sindical no Estado, Carlos Veras.

Este ano, o Grito dos Excluídos conta com a participação da recém-criada Frente de Luta pelo Transporte Público. O grupo, que organizou sete protestos no Recife em prol da implantação da gratuidade para estudantes e desempregados no transporte coletivo no Grande Recife e melhorias no setor, compõe o Bonde do Passe Livre.

facebook_frente
A Frente faz o Bonde do Passe Livre (Foto: Reprodução/Facebook)

“O Grito é um espaço que reúne as forças políticas que historicamente participaram da luta de esquerda, onde devemos estar. Antes, já tínhamos os comitês contra o aumento da passagem (de ônibus), mas este ano estamos de maneira mais organizada”, diz uma das lideranças da Frente, Pedro Josephi. O grupo pretende levar máscaras com o rosto do governador Eduardo Campos e do atual secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, o que já foi alvo depolêmicas nos últimos protestos.

CICLISTAS NUS – Um motivo de controvérsia entre as manifestações deste sábado (7) é o passeio ciclístico nu proposto pela Frente de Ativismo do Recife Criativo (Farc). Com concentração às 8h, em frente ao Monumento Tortura Nunca Mais, na Rua da Aurora, no Centro do Recife, a mobilização quer “problematizar a moral e a legalidade”, segundo a página do ato no Facebook.

O debate é baseado no questionamento dos manifestantes sobre os tabus com uma imoralidade da nudez, afirmando que é mais imoral, por exemplo, a corrupção na política. “É chamar atenção para o contexto de hipocrisia moral que vige na nossa organização social, que se importa com o suposto e infundado ‘atentado ao pudor’, ou ‘ato obsceno’, mas que ao mesmo tempo fecha os olhos à discriminação, ao assédio, a formas alternativas de transporte, à exploração capitalista, a miséria”, explica a página da Farc na rede social.

ciclistasnus
Os manifestantes querem fazer uma reflexão sobre a imoralidade (Foto: Divulgação)

O evento tinha mais de 350 presenças confirmadas na manhã desta sexta-feira (6). Apesar de seguir o exemplo de manifestações já realizadas pelo mundo, de usar o corpo como forma de protesto e sair nus, a proposta é estar “tão nu quanto você ousar”, chamando também aqueles que não querem sair nus a protestar.

Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e a Secretaria de Defesa Social (SDS) já avisaram essa semana que quem estiver nu em lugares públicos pode ser preso. “Não se trata de ameaça, mas vamos estar vigilantes. Está no código penal, é crime”, afirmou o procurador criminal José Lopes Filho na JC News.

Fonte: NE10

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.