IBGE começa nesta segunda coleta para Pesquisa Nacional de Saúde

ibge_sO IBGE lançou, na manhã desta segunda-feira (12), na sede do Centro do Rio, a Pesquisa Nacional de Saúde 2013 (PNS). Para saber como está a saúde no Brasil e o estilo de vida da população, até novembro, cerca de mil entrevistadores visitarão 80 mil domicílios em 1.600 municípios em todo o país. A pesquisa também tem o objetivo de produzir dados sobre o acesso e uso de serviços de saúde.

Pela primeira vez, por meio de perguntas e exames, uma pesquisa do IBGE busca conhecer as relações entre o estilo de vida e a saúde da população e produzir informações sobre o atendimento à saúde nas redes públicas e particular. A coleta da PNS começa nesta segunda pelos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rondônia, Roraima, Amapá e Rio Grande do Sul. Segundo o IBGE, nas próximas semanas, a análise alcançará todas as unidades da federação.

“Nós ampliamos o questionário. Seguimos no que diz respeito a entrevistar os moradores de domicílio, nos temas de utilização dos serviços de saúde e acesso, mas ampliamos com sorteio de um morador específico, que responderá questionário específico com temas atuais, como acidentes e violências, fatores de risco, deficientes, idosos, uma série de fatores. Eles serão pesquisados”, explicou Debora Malta, diretora de departamento de pesquisa do IBGE.

Exames de sangue e urina
A escolha desse morador será feita aleatoriamente pelo computador de mão do agente de pesquisa, no momento da entrevista, informou o IBGE. Na segunda etapa da pesquisa, aplicada em 25% das áreas visitadas, esse mesmo morador cuja idade deve ser superior a 18 anos, selecionado para as medidas antropométricas e de pressão arterial, fará exames laboratoriais de urina e sangue.

“Agente vai ter a própria medida. Vamos usar o aparelho de pressão arterial. Em âmbito nacional, isso nunca foi feito, essa medida objetiva. A vantagem agora é que antes a gente só tinha a referência da pessoa, ela quem dizia se tinha histórico ou não de determinadas doenças e muitas vezes ela não sabia. A gente não pode dar um diagnóstico, mas pode encaminhá-lo”, explicou.

O peso e a altura também serão analisados pela primeira nesta pesquisa do IBGE, segundo Cimar Azevedo, da Coordenação de Trabalho e Rendimento do órgão. A realização dos exames laboratoriais, através de sangue e urina, analisará diabetes, colesterol, anemias, anemia falciforme, doenças renais, dosagem do sódio e se a pessoa já teve dengue e de que tipo.

“Excluímos os triglicérides para facilitar. Vamos fazer somente exames que não necessitam do jejum. Ele pode agendar para diversos horários, não só fazer na manhã, no começo do dia. Não escolhemos a glicemia de jejum. É a primeira vez que a gente realiza o exame de diabetes em escala nacional”, completou Debora Malta, que afirmou ainda que no questionário há perguntas específicas para cada morador da residência.

A pesquisa domiciliar tem abrangência nacional e será inserida no Sistema Integrado de Pesquisas Domiciliares do IBGE, que contém um núcleo básico comum a outras pesquisas, explicou Cimar Azevedo. No entanto, o órgão ressalta que os resultados dos exames laboratoriais têm sua confidencialidade garantida pela lei de sigilo e só podem ser usadas para fins estatísticos.

“Uma vez que você fez o cadastramento desses setores, ele não precisa ser repetido. A gente tem com isso uma otimização de recursos e uma melhora de recurso”, afirmou Cimar, que acrescentou que a análise terá três meses de campo e que o questionário levou quatro anos para ser formulado. A previsão é que a pesquisa seja realizada a cada cinco anos.

“A última pesquisa que foi feito esse tipo de medida foi na década de 80. Faremos pro conjunto da população a amostragem. Uma das metas é a redução da hipertensão arterial. Outra novidade componente de medidas bioquímicas. Vai ser realizado na sequência as medidas antropométricas. E depois, outro conjunto de pesquisadores farão as medidas bioquímicas. Medidas que nunca foram aferidas no contexto nacional, por exemplo, o monitoramento de diabetes. Podemos aferir por um exame de hemoglobina aplicada. Outra meta é a analisa do sal na urina e do sódio. São muitas novidades e a gente conta com a excelência do IBGE na coleta dos dados”, completou Debora Malta.

Metas
Ainda segundo ela, entre as metas, está o enfrentamento de doenças crônicas, a redução do tabaco, a redução do sedentarismo, a redução da pressão arterial, deter a diabetes, deter o sedentarismo, reduzir o consumo de sal e aumentar o consumo de frutas, legumes e hortaliças. “Elas serão monitoradas pela Pesquisa Nacional de Saúde. Como faremos a cada cinco anos, poderemos fazer esse monitoramento”, concluiu.

Teste piloto
Para garantir a não resistência da população em participar da pesquisa e realizar os exames de sangue e urina, um teste piloto foi realizado em fevereiro deste ano, no Rio de Janeiro, Goiás, Espírito Santo, Acre, Mato grosso do sul e Sergipe para analisar a receptividade da população.

“Os entrevistadores se depararam com uma receptividade muito grande em cima desses exames. A estimativa é que avaliação seja realidade em 40 a 90 minutos dependendo de quem está sendo atendido. Se a pessoa é mais idosa ou com problema de saúde, demora mais tempo. O teste não mostrou resistência. A expectativa é que terminando todo o setor, vamos encaminhar pro laboratório que fará as coletas”, garantiu Cimar.

Feitos os exames, o morador selecionado escolherá como prefere receber os resultados: correio ou disponibilizado pela internet. Durante a coleta, quem apresentar pressão arterial elevada, exames laboratoriais alterados, crises de hipertensão ou dores no peito, receberá orientações para procurar o serviço de atendimento indicado pelo Ministério da Saúde.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.