Igrejas centenárias ameaçam desabar no interior de SP

Altar da igreja São José da Vila Real, em Pindamonhangaba, é herança da capela de 1680Por fora há pichações, telas de proteção, tapumes e placas que indicam ruas interditadas. Dentro, rachaduras, paredes inclinadas e altares ameaçados por cupins.

Igrejas centenárias, tombadas pelo patrimônio histórico, tiveram que fechar as portas no interior de São Paulo por falta de segurança -e até risco de desabamento.

A reportagem encontrou sete dessas igrejas em cidades como Pindamonhangaba, Taubaté, Redenção da Serra, Aparecida e Mogi Mirim. São estruturas de taipa de pilão (barro e madeira) erguidas nos séculos 18 e 19 -a mais antiga soma 266 anos.

Parte dos imóveis ameaça desabar e depende de escoras para ficar de pé. A outra espera manutenção, pois há riscos à segurança do patrimônio. Apenas uma está em obras, em São Luiz do Paraitinga.

Em Pindamonhangaba, quem se aproxima da igreja São José da Vila Real, no centro, já não consegue ver o altar de madeira, herança da capela de 1680. De portas fechadas, está abandonada. Duas ruas laterais foram interditadas. Por dentro, o imóvel, de paredes decoradas, tem rachaduras e infiltrações.

Até uma placa que aponta o túmulo de membros da guarda de Dom Pedro 1º (1798-1834) está quebrada.

“A igreja está cedendo. Tem trincas, infestação de cupins e escoras para evitar dano maior”, diz a arquiteta Rosângela Biasolli, uma das responsáveis pelo projeto de restauro, ainda sem recursos.

O cenário se repete em outras cidades. Em Taubaté, uma intervenção emergencial em julho não foi suficiente para que a igreja do Rosário, fechada há três anos, abrisse as portas. A estrutura, de 1882, tem duas paredes laterais inclinadas e com rachaduras. A madeira que suportava o piso de uma área superior apodreceu e caiu.

Editoria de arte/Folhapress

Sem visitantes, a igreja é usada como depósito: uma TV, por exemplo, “repousa” em frente ao altar. “Se ela não for restaurada, corre o risco de desabar”, diz Lilian Mansur, diretora da Fundação Dom Couto, que busca verbas e parcerias para o projeto de restauro, estimado em R$ 499 mil.

A seis quadras dali, a Capela do Pilar, construída em 1747 e considerada como ponto de encontro de bandeirantes à época, se esconde por trás de tapumes de proteção.

O Condephaat (órgão estadual de defesa do patrimônio) e os demais departamentos de patrimônio dizem que a manutenção é responsabilidade dos donos dos locais.

Em outros casos, a ameaça não é só o tempo. Foi o que ocorreu em Mogi Mirim, onde uma estrutura anexa à igreja Nossa Senhora do Carmo desabou há 18 meses – uma construção em terreno vizinho teria motivado o desabamento. A igreja tombada de 1840 também não ficou como antes: uma parede inclinou e as outras racharam. Está fechada desde então.

No fim de agosto, a construtora Azevedo Marques, responsável pela obra do edifício, aceitou pagar os reparos. A obra ainda não tem prazo.

Fonte: Folha.com

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.