Imóveis com paredes de gesso já podem ser financiados pela Caixa Econômica

A Caixa Econômica Federal pode agora financiar casas e apartamentos com paredes internas construídas com blocos de gesso. Isso se tornou possível porque o material foi aprovado no Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBPQ-H), do Governo Federal. O programa tem como objetivo fornecer elementos técnicos que possibilitem a avaliação de novos produtos utilizados na construção a fim de estimular a inovação tecnológica.

A possibilidade de financiamento pela Caixa vai contribuir para o barateamento dos imóveis uma vez que, além de oferecer vantagens funcionais em relação a alvenaria convencional de cerâmica vermelha e de cimento, o uso dos blocos de gesso proporcionam uma economia de até 20% no processo de construção de edifícios. A redução nos custos de construção, de acordo com estudo do Itep – Instituto de Tecnologia de Pernambuco, se deve à diminuição no peso estrutural da edificação, redução de insumos, ganho de produtividade na execução, diminuição das etapas de construção e do tempo total para recebimento do acabamento final.

Os blocos de gesso já são utilizados pelas construtoras do País na edificação de imóveis de todos os tamanhos e padrões. Contudo, para esses imóveis, só existia a alternativa de financiamento via bancos privados. Isso porque a Caixa Econômica não podia liberar crédito nesses casos porque o material ainda não havia sido certificado pelo Sistema Nacional de Avaliações Técnicas (Sinat), do PBPQ-H.

A alternativa que agora passa a ser oferecida pela Caixa no caso de habitações com paredes de gesso abre também novas perspectivas para os programas governamentais de moradias populares. Isso porque o uso do material em larga escala vai proporcionar redução de custos, permitindo a construção de um maior numero de casas em um tempo menor.

Para que o imóvel com paredes de gesso possa ser financiado pela CEF, a construtora precisa obter o Documento de Avaliação Técnica (DATec) em uma das instituições certificadoras existentes em todo o País, indicando que o seu projeto está em conformidade com a Diretriz no.008 do SINAT. Com esse documento, que atesta a capacidade técnica para utilização do sistema construtivo, a construtora estará habilitada a utilizar os blocos de gesso em suas edificações.

A inclusão dos blocos de gesso no PBPQ-H foi uma conquista do Sindicato das Indústrias do Gesso de Pernambuco (Sindusgesso) que vinha sendo perseguida há oito anos. Antes da aprovação, o sistema construtivo de gesso passou por exaustivos testes no Lenc – Laboratório de Engenharia e Consultoria, de São Paulo e no ITEP – Instituto de Tecnologia de Pernambuco.

Boa parte dos brasileiros ainda veem o gesso como um material frágil que quebra com facilidade e se dissolve em contato com a água. Mas na Construção Civil, graças aos avanços tecnológicos, os blocos são usados em todo mundo em paredes externas, em áreas molhadas e ainda oferecem maior resistência mecânica que a alvenaria de tijolos cerâmicos e de cimento. E as vantagens não param por aí. As paredes de gesso oferecem também maior isolamento termo-acústico, a possibilidade de construção sobre piso pronto e de realocação sem provocar danos maiores ao piso.

Atualmente o consumo percapta de gesso no Brasil é de 22,3 kg/habitante/ano. Esses números ainda são muito pequenos se comparados aos de países mais desenvolvidos, como Canadá e Estados Unidos, com índices de cerca de 320kg e 112KG, respectivamente. Na Europa o consumo de gesso chega a 80kg/hab/ano. Mas o mercado nacional do gesso encontra-se em expansão. Dados do Sindusgesso mostram que o consumo de material cresceu cerca de 400% nos últimos 10 anos e, em 2013, deve registrar uma expansão de 10%. No Brasil, o polo gesseiro de Pernambuco, localizado no Sertão do Araripe, é responsável pela produção de 97% do gesso produzido no País.

Fonte: CBN Recife

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.