Insatisfação geral com planos de saúde

Inflação setorial alta, falta de médicos e profissionais de saúde insatisfeitos com o que ganham, empresas abandonando alguns modelos de negócios e clientes descontentes com a qualidade do serviço oferecido por um custo muito alto. No setor de saúde suplementar, parece que ninguém está satisfeito com o que tem.

Um dos últimos movimentos no segmento demonstra que o setor enfrenta uma avalanche de problemas. Só no último mês, três operadoras passaram a restringir ou extinguir as vendas de planos individuais (Camed, Golden Cross e Amil), seguindo o exemplo de Sulamérica e Bradesco Saúde.

Para o economista Eduardo Giannetti, que vai falar para as companhias do setor em congresso no mês que vem, em São Paulo, esse movimento é “uma grande anomalia desse mercado, que hoje é quase todo voltado para as empresas. Isso é um sinal evidente de que o desenho institucional e a rigidez do arcabouço dos planos impede que o setor possa florescer e atender com produtos específicos às necessidades e as demandas, desse grupo emergente que é a chamada nova classe média brasileira”.

Os analistas Pedro Zabeu e Daniel Utsch, da Fator Corretora, fazem um paralelo com a época da hiperinflação, dos anos 80.

“As empresas não querem mais vender pela regulação de preços. Nos anos 80, o governo congelou os preços para tentar segurar a inflação e o resultado disso foi o desabastecimento nos supermercados. Se o custo sobe e a empresa não consegue repor sua margem, ela deixa de repor as vendas”, salienta Zabeu, lembrando que os reajustes de preços dos planos individuais são 100% controlados pelo governo.

“Esses reajustes acontecem abaixo da inflação médica”. Para completar o cenário, os clientes estão usando mais os serviços desses profissionais.

“Por isso, a sinistralidade dos planos individuais sobe num nível que não compensa operar com esse nicho”, salientam os dois economistas.

A solução encontrada pelo mercado é oferecer os chamados grupos de afinidades, onde se junta o pessoal de associações profissionais, a exemplo da OAB.

Uma das principais do setor de administração e venda de planos, a Qualicorp, cresceu mais de 25% no primeiro trimestre desse ano só no segmento de afinidade, enquanto seus planos corporativos aumentaram em 6,8%.

Fonte: JC Online

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.