Integração Nacional apresenta obras do São Francisco a senadores

VISITA-SENADORES-PROJETO-SA

O Ministério da Integração Nacional levou, nesta sexta-feira (19), a Comissão Externa do Senado responsável por acompanhar o Projeto de Integração do São Francisco para uma nova visita às obras do empreendimento. Desta vez, a comitiva acompanhou a execução das atividades do Eixo Leste, passando pelos municípios de Floresta e Sertânia, em Pernambuco, e Monteiro, na Paraíba.

O roteiro da visita teve início no município de Floresta (PE). Lá o ministro Fernando Bezerra Coelho mostrou aos senadores a Estação de Bombeamento 1 e assinou o termo de aceitação de entrega de uma parte do empreendimento: o canal de aproximação do Eixo Leste. Com 5,5 km de extensão, o canal de aproximação vai conduzir a água do rio São Francisco até a estação de bombeamento. “Essa obra entregue hoje pelo Exército Brasileiro é o canal de captação de água no Lago de Itaparica até a primeira estação elevatória. Estamos agora concluindo a licitação das metas 1 leste e 2 leste, que até o próximo ano vão viabilizar 100 quilômetros de água passando por cidades do Eixo Leste.”, afirmou o ministro.

VISITA-PROJETO-SAO-FRANCISCCerca de 160 trabalhadores ainda permanecem neste trecho da obra, para conclusão de alguns serviços como a drenagem interna do canal, a execução da central de óleo hidráulica e a urbanização da tomada de uso difuso da barragem Areias.

Ainda em Floresta, o Destacamento de Engenharia do Exército entregou ao ministro Fernando Bezerra um estudo de viabilidade técnica para a construção das estradas de acesso às estações de bombeamento do Eixo Leste. Depois, a comitiva sobrevoou os lotes 9 e 13, em Floresta – que estão suspensos, mas terão os serviços retomados com a conclusão do processo licitatório prevista para próxima semana – e os lotes 10 e 11, em Custódia, em atividade.

Ao chegar ao município de Sertânia, a comitiva visitou a exposição fotográfica do Programa de Arqueologia, uma das 38 estratégias ambientais desenvolvidas pelo Projeto São Francisco. A equipe ainda pode acompanhar de perto os trabalhos de mais de 360 pessoas no lote 12.

Em Monteiro, na Paraíba, o ministro apresentou um balanço da execução das obras da Integração do São Francisco em audiência pública, realizada na Câmara Municipal, com participação da comunidade.

Esta é a segunda visita dos parlamentares ao Projeto de Integração do São Francisco. “Desde a primeira visita ao Eixo Norte, em março, constatamos que a obra vem passando por um processo de remobilização em boa parte dos trechos. Em Floresta, o canal de aproximação construído pelo Exército Brasileiro nos dá a certeza de que o trabalho está sendo bem feito”, afirmou Vital do Rêgo (PMDB/PB), presidente da Comissão Externa do Senado.

Fonte: Gazzeta

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.